Escola Anísio Teixeira implanta o projeto Cinescola
Ampliando a visão do aluno através do cinema e ligando os temas abordados à proposta educacional da escola, o projeto vem incentivando o aluno a conhecer um pouco mais sobre o universo da comunicação humana; percebendo nos filmes um pouco da sua própria história.
Próximo sábado, dia 23, os alunos irão se reunir para mais uma sessão de cinema. O filme selecionado valoriza um aspecto diferente da natureza humana: a vida em grupo, respeitando as diferenças das pessoas inseridas nele. “Os meus alunos brigam muito. Quando peço para que eles façam trabalho em grupo, eles já começam a discutir. Então, selecionei esse filme pelo seu teor maduro em relação à esse assunto. O filme mostra grupos bem diferentes se ajudando”, conta a professora da 1ª série, Heidy da Silva, que escolheu “Procurando Nemo”, filme de animação do diretor Andrew Stanton, especialmente em função das turmas de 1ª a 4ª série, público-alvo dessa segunda edição do Cinescola.
Iniciado na tarde do dia 2, sábado, o Cinescola reuniu representantes de todas as turmas do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no pátio da EMEF Anísio Teixeira, onde foi montado um estande de exibição. A proposta dos coordenadores e professores da instituição é continuar exibindo filmes dublados todos os sábados, cada vez ampliando o acesso para um número maior de alunos.
“Stanley e Íris”, filme de Martin Ritt, foi o primeiro assistido pelo grupo de participantes do Cinescola. Com direito a pipoca e suco, cerca de 80 estudantes assistiram ao filme. O drama conta a história de um cozinheiro de lanchonete que esconde de todos o fato de nunca ter aprendido a ler e a escrever e pede o auxílio de uma das garçonetes para que o ajude a se alfabetizar. Após a exibição, alunos e educadores se reuniram para debater o conteúdo apresentado na produção cinematográfica.
“Filmes como esse fazem com que os alunos se sintam encorajados a continuar estudando e conseguindo o letramento”, disse a coordenadora Pedagógica Isabel dos Santos. “Os alunos acabam se identificando com os personagens, ou mesmo com os atores. A idéia é fazer com que eles se sintam heróis”, afirmou.
Os filmes exibidos no Cinescola são selecionados pelos professores da EMEF Anísio Teixeira, em reuniões de grupo. Os educadores escolhem o filme e exploram ao máximo o conteúdo dele em sala de aula, para que depois todas as turmas possam debater o assunto. Todas as disciplinas trabalham unidas nesse processo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Escola Anísio Teixeira implanta o projeto Cinescola – Fotos: Walter Martins