[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Começou hoje, dia 26, o levantamento epidemiológico do Programa de Saúde Bucal do Brasil. Oito equipes formadas por duas pessoas cada, um odontólogo e um estudante de odontologia, visitaram durante a manhã de hoje algumas casas do bairro Lamarão.

Esse trabalho de visitas é continuação de uma oficina prática ministrada aos dentistas da rede municipal. Essa nova etapa tem o objetivo de visitar cerca de 90 casas distribuídas por oito bairros do município e que por meio de um sorteio aleatório foram selecionadas para a visitação das equipes.

Cerca de 600 pessoas receberão a visita da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A avaliação está sendo feita com os adultos de 15 a 19 anos e de 35 a 44 anos e os idosos de 65 a 74 anos. As crianças serão examinadas na terceira etapa que engloba a visitação em colégios e creches.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal do município, Ana Márcia Menezes, é importante informar à comunidade que esse trabalho não é de tratamento e sim um levantamento para se conhecer o perfil da saúde bucal no Brasil. Mas, se for detectado algum caso emergencial, a pessoa será encaminhada aos devidos tratamentos.

Todas as ações do Programa Saúde Bucal do Brasil serão formuladas a partir desse levantamento que detectará as necessidades da população tanto do município de Aracaju quanto a do país. “O diagnóstico fará as ações”, declarou Ana Márcia.

A equipe pretende finalizar esse trabalho em duas semanas, visitando os oito bairros sorteados e fazendo os relatórios que serão enviados ao Ministério da Saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.