Equipes de Saúde premiadas curtem fim de semana na fazenda Boa Luz
Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, gerentes e representantes das coordenações de região e programa aproveitaram o fim de semana com muita diversão. Das equipes premiadas, o 1º lugar ficou com a Unidade de Saúde da Família Niceu Dantas (Mosqueiro), o 2º com a USF Elizabeth Pitta (Santa Maria) e a 3ª colocação foi para a USF Lauro Dantas Hora (Bugio). Essas equipes ultrapassaram a meta estabelecida na execução do exame de lâmina.
Para a SMS, o trabalho, apesar de fazer parte das obrigações profissionais, merece ser premiado por causa da dedicação e da mobilização das equipes. A coordenadora da 1ª região, Ana Márcia Menezes, acredita que, além de tudo, “atitudes como essa melhoram o relacionamento da equipe com ela mesma e com a gestão central da secretaria”. Ela disse ainda estar muito feliz porque duas equipes premiadas são da região que coordena. “É maravilhosa a sensação do dever cumprido”, conclui.
De acordo com a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Sayonara Carvalho, o bom desempenho das equipes demonstra o compromisso do profissional com a unidade de saúde e com a comunidade para a qual trabalha. “É muito importante vê profissionais empenhados em orientar as mulheres a fazerem o exame preventivo de câncer do colo uterino”.
Sayonara acrescenta ainda que os resultados alcançados fazem de Aracaju uma cidade que está conseguindo superar as estimativas nacionais. “As regiões Norte e Nordeste são vistas como áreas onde há maior probabilidade de mulheres desenvolverem a doença, já que ela está associada às condições sócio-econômicas. Com as ações preventivas realizadas em todas as unidades de saúde do município, Aracaju está mostrando que é possível mudar esse quadro”, finaliza.
Câncer do Colo do Útero
O Câncer de Colo é uma das doenças que mais afligem as mulheres e uma grande causadora de mortes. A doença atinge as células, desordenando seu crescimento até formar um tumor muito prejudicial ao órgão ou ao tecido atingido.
Esse tipo de câncer demora muitos anos para se desenvolver. Como o processo é longo, as alterações celulares são facilmente descobertas desde o início. Portanto, as possibilidades de cura são de 100%, se a mulher fizer o exame preventivo e seguir os tratamentos adequadamente.
O exame indicado para detectar as alterações é o teste Papanicolau, ou o chamado exame preventivo que consiste na retirada de uma pequena amostra de secreções do colo do útero para exames em laboratório. No município de Aracaju, é possível realizar esses exames em qualquer Unidade de Saúde da Família, basta procurar a unidade mais próxima ou comunicar o agente comunitário de saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Equipes de Saúde premiadas curtem fim de semana na fazenda Boa Luz – Unidade Lauro Dantas Hora