Equipes de limpeza de canais chegam ao conjunto Dom Pedro I e ao Lourival Baptista
Por se tratar de um trecho relativamente curto, a previsão é de que ainda nesta segunda, 14, os serviços sejam concluídos, para em seguida atuar no canal do conjunto Lourival Baptista.
A ação conjunta com a Emurb tem grande importância, pois objetiva minimizar e até evitar alagamentos na cidade. “A Emsurb faz o recolhimento de lama e entulho do fundo do canal e a Emurb desobstrui a rede de drenagem pluvial. Isso, da forma integrada como estamos realizando, reduz os riscos de transbordamentos. Mesmo que haja uma chuva torrencial, assim que a chuva passar o escoamento ficará facilitado”, explica o diretor de Operações da Emsurb, Gilson Ramos.
Na operação é utilizada uma escavadeira hidráulica, do tipo Poclain, uma retro-escavadeira e 5 caçambas, cada uma com capacidade para armazenar 8m³ de material. Para o descarte final dos dejetos, estas caçambas realizam diariamente algo em torno de 20 viagens.
O lixo jogado indiscriminadamente nos canais faz com que operações como esta sejam realizadas num período de tempo menor que o previsto pela Emsurb, onerando o serviço, sem contar os incômodos causados por transbordamentos e alagamentos. Esse tipo de serviço tem sido realizado com freqüência pela Prefeitura de Aracaju, como um trabalho preventivo para a época das chuvas.
Todas as ações de limpeza de canais, assim como a fiscalização aos terrenos baldios e limpeza das avenidas da cidade, têm também o objetivo de evitar a proliferação de transmissores de doenças, além de reduzir o risco de alagamentos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]