Equipes de abordagem junto à criança e adolescente já estão nas ruas
Diariamente estarão nas ruas equipes formadas por dois educadores sociais, um técnico (assistente social, pedagogo ou psicólogo) e dois guardas municipais. Posteriormente o trabalho irá contar com o apoio dos comissários do Juizado da Infância e da Juventude. Durante a manhã e a tarde serão três equipes trabalhando e duas à noite. O objetivo da abordagem é ter o caráter pedagógico e não repressivo. Serão seis áreas de atuação: Centro Comercial, Rodoviária Velha, Shopping Jardins, Batistão, avenida Gonçalo Rollemberg Leite, mais conhecida como Nova Saneamento e a Orla de Atalaia. Esses locais já vinham sendo acompanhados por conta da concentração de crianças e adolescentes em situação de risco.
Segundo a secretária de Assistência Social, Ana Côrtes, o objetivo da ação é reintegrar esse público à sociedade e, principalmente, à família que é a base para a formação do indivíduo, além de promover atividades sócio-educativas como alternativa de impedir o retorno delas às ruas.
Após a abordagem, a intenção é encaminhar os menores que estejam trabalhando ou mendigando para a sua família. “Temos tido uma boa receptividade das famílias e crianças que abordamos neste primeiro momento da ação. Eles têm reagido bem ao trabalho”, diz a assistente social Maria Otávia Gonçalves de Miranda.
A participação da sociedade também é muito importante para o sucesso da ação. Nesse sentido, vem sendo planejada uma campanha para conscientizar a população de que dar esmolas não resolve a situação. Essa atitude equivocada estimula a permanência dos meninos e meninas nas ruas.
“Estamos desenvolvendo um novo momento em defesa da dignidade e cidadania dessas crianças e adolescentes que permanecem nas ruas”, afirma Ana Côrtes.
Locais de atuação – Diariamente, as equipes vão está fazendo o trabalho de abordagem nas seguintes áreas:
– Centro Comercial:
1. Calçadão da João Pessoa, Laranjeiras e São Cristóvão
2. Praça General Valadão – Beco dos Cocos
3. Mercados Municipais
– Rodoviária Velha
1. Praça Godofredo Diniz
2. Semáforo da Av. Coelho e Campos com João Ribeiro
3. Praça Princesa Isabel
– Shopping Jardins
1. Cruzamento da Av. Sílvio Teixeira com Pedro Valadares
2. Av. Francisco Porto (do viaduto ao semáforo da Beira Mar)
3. Trevo do posto São Judas Tadeu
– Batistão
1. Ginásio Consâncio Vieira
2. Biblioteca Pública
3. Praça Tobias Barreto
– Av. Gonçalo Rollemberg (antiga Nova Saneamento)
1. Posto Aperipê
2. Praça da intersecção das Av. Rio de Janeiro, Desembargador Maynard com Av. Gentil Tavares
3. Praça da Bandeira
– Orla da Atalaia (das 18h às 22h)[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Equipes de abordagem junto à criança e adolescente já estão nas ruas – Foto: Abmael Eduardo Agência Aracaju de Notícias