[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Aracaju 192) tem investido na realização de simulados com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à população. No último final de semana, a coordenação do Serviço preparou um treinamento em acidentes com múltiplas vítimas nas arquibancadas do Pré-caju 2005.

De acordo com Fábio Alves, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, a simulação realizada no sábado também teve o objetivo de preparar a equipe para eventuais acidentes durante os quatro dias de festa do Pré-Caju. “Procuramos associar o treinamento com a data do evento, dessa forma a equipe já se familiariza com o ambiente”, diz.

Participaram do treinamento 80 funcionários do Samu. Condutores, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e estagiários estavam todos envolvidos no resgate das 29 vítimas do acidente simulado. Quatro ambulâncias, sendo todas de suporte avançado, foram disponibilizadas no transporte das vítimas. A equipe do Samu contou com a ajuda da Defesa Civil, Infraero e Corpo de Bombeiros.

O tempo total de atendimento às vítimas foi de 1 hora. Na avaliação de Fábio Alves, o tempo é considerado satisfatório, quando levado em conta o número de vítimas. Para atendê-las, o Serviço dividiu o trabalho em cinco equipes, distribuídas por prioridade de atendimento. As cores vermelho, amarelo, verde, azul e preto estavam representando a gravidade dos casos.

Motivação e agilidade marcaram a realização desse simulado, considerado até agora o maior em número de vítimas e profissionais do Samu envolvidos. Segundo Fábio, a equipe sempre tenta adequar o acontecimento ao mais próximo do real. Atividade que tem ajudado o Serviço a ampliar sua capacidade de atendimento à população aracajuana. “O trabalho é sempre avaliado na expectativa de que numa ocorrência real os resultados sejam ainda mais positivos”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.