[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – realizou hoje, dia 25, às 10 horas, no calçadão da João Pessoa, uma simulação do trabalho da equipe médica em caso de acidente automobilístico. Todo o atendimento foi realizado em apenas oito minutos.
A partir do momento em que foi acionada até a chegada das ambulâncias, a equipe da SMS demorou apenas 3 minutos e 45 segundos, tempo considerado excelente. No local da simulação, duas equipes do SAMU compostas por dois médicos, duas enfermeiras e auxiliares de enfermagem fizeram os procedimentos e transportaram as vítimas através de duas UTI’s de suporte avançado, até o hospital João Alves Filho.
Para realizar a operação, a Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – simulou um acidente de carro em que duas vítimas sofreram ferimentos graves como traumatismo de crânio e outras fraturas.
A secretaria contou com o apoio da SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito -, que fez o trabalho de rotina de informar para o SAMU sobre o acidente e regular o trânsito no local. Além disso, todos os agentes de trânsito que trabalham no percurso possibilitaram a passagem rápida das ambulâncias.
O diretor de trânsito da SMTT, capitão PM Lima, ressalta a necessidade de sensibilizar a população sobre os perigos desse tipo de acidente. “Estamos em parceria com o SAMU desde o início dos trabalhos. A comunidade precisa entender que os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no país”, afirma.
O médico coordenador do SAMU, Márcio Barreto, destaca a importância de demonstrar à comunidade os trabalhos da SMS. “Nossa função é permitir um tratamento prévio de qualidade. A partir de agora, qualquer vítima de acidente de trânsito terá um acompanhamento especializado”, disse.
Dezenas de pessoas pararam para assistir o evento. “Achei muito bom mostrar como a prefeitura trabalha. Se algum dia precisar não vou pensar duas vezes, ligo e peço os serviços do SAMU”, disse o estudante Paulo Carvalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.