[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alguns Pontos de Cultura do estado estão recebendo durante esta semana, a visita de uma equipe da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), do Ministério da Cultura (MinC). A visita tem o objetivo de conhecer um pouco mais dos Pontos existentes no estado, constatar a situação deles e tirar algumas dúvidas.

Essa será a primeira vez que o MinC visita os Pontos de Cultura de Sergipe. Dos 30 Pontos espalhados pelos oito territórios sergipanos, nove serão visitados neste primeiro momento. Um deles é o Ponto de Cultura Mamulengo de Cheiroso, em Aracaju, que recebeu a equipe na tarde desta terça-feira, 4. Para o coordenador da instituição, Augusto Barreto, é muito importante que haja este tipo de acompanhamento. “Com uma visita deste cunho, nosso trabalho se fortalece e nos mostra que estamos seguindo um caminho correto”, frisou.

Além do Mamulengo de Cheiroso, os Pontos o Axé Ô (São Cristóvão), Circo-Lando (Aracaju), Na Trilha do Sertão (Poço Redondo), Bordando História, Criando Cultura (Poço Redondo), Rendar a Arte com os Fios da Cultura (Poço Redondo), Músicos no Coreto (Ribeirópolis) e A Arte da Lutheria no Agreste (Itabaiana) estão sendo visitados.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Articulação Institucional da Secult, Celiene Lima, o Ministério está traçando um novo modelo para o Edital de Pontos de Cultura, por isso, fazer essas visitas de acompanhamento se torna extremamente necessário. “Assim é possível fazer uma avaliação da situação dos Pontos situados em todo o território nacional, delineando suas necessidades ou dificuldades”, explicou.

Uma das representantes do Ministério da Cultura na visita a Sergipe, Júlia Furia, destacou que esses acompanhamentos são rotineiros e que acontecem em todo o país. “Toda semana estamos visitando uma rede estadual. Esta, por exemplo, é a penúltima esse ano. Aqui em Sergipe, por enquanto, os Pontos que visitamos estão com uma boa execução do projeto, claro que com uma ou outra dificuldade que todos apresentam, mas com um andamento muito bom”, disse.

Júlia ressaltou ainda que um detalhe importante percebido em Sergipe, diz respeito à boa relação existente entre os Pontos e a Secult. “Notamos que em Sergipe a Secretaria de Cultura tem uma boa relação com esses Pontos, e parecem dar um suporte adequado a eles, e isso é muito importante”, completou.

Pontos de Cultura

Os ‘Pontos de Cultura’ são iniciativas da sociedade civil que recebem recursos do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) para potencializar suas ações. Os recursos são repassados para as instituições em três parcelas para que as ações previstas sejam executadas num período de três anos.

A finalidade dos Pontos é fomentar a atividade cultural, aumentar a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promover o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade. Em Sergipe, os Pontos de Cultura atuam em comunidades carentes promovendo atividades nos mais diversos segmentos, desde o teatro, dança, cultura popular, audiovisual, circo e práticas ligadas ao meio-ambiente e sustentabilidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.