Equipe do Hemolacen visita empresas para agendar doações de sangue
Um verdadeiro mutirão foi iniciado pelo Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde de Sergipe (Hemolacen) junto a empresas, instituições e a sociedade em geral para equilibrar os estoques de sangue da unidade. Organizados em grupos, os colaboradores dos órgãos já começaram a marcar as primeiras para estimular a doação espontânea de sangue.
Segundo o diretor de atividades hemoterápicas, Carlos Guimarães, serão necessárias em torno de 900 bolsas de sangue para que o Banco possa voltar a trabalhar com tranqüilidade. No período de festejos juninos, a demanda por sangue aumenta por conta dos acidentes com fogos de artifício e nas rodovias, enquanto o volume de doações cai devido às festas, chuvas e o início das festas escolares.
"Esta é a época em que mais precisamos e infelizmente a que menos se doa", afirmou o diretor. A gerente de atividades médicas, Mariamália Newton, acrescentou que, nesta época, também são marcadas muitas cirurgias eletivas. "Nós precisamos estar abastecidos para atender a toda essa demanda", esclareceu.
De acordo com a gerente de Recursos Humanos do Hemolacen, Acácia Cardoso, as visitas a empresas de médio e grande porte já começaram a ser agendadas. "Vamos levar nossa proposta e tentar sensibilizar as pessoas para este gesto tão importante", declarou.
Mais informações sobre o agendamento de doações de sangue podem ser obtidas pelo telefone 3259-3191 ou 8807-4593.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Equipe do Hemolacen visita empresas para agendar doações de sangue – Foto: Márcio Garcez/Saúde