[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A equipe de profissionais do Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do conjunto Augusto Franco, está sendo capacitada através de curso direcionado à saúde do trabalhador. Desde ontem, a assessora da Coordenação Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Maria da Graça Hoefel, vem discutindo com os integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a política, estratégias e o programa de saúde do trabalhador do Município de Aracaju.

A proposta primordial da capacitação, afirma Maria da Graça, é inserir o trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), dando assistência, reabilitando e prevenindo-o de possíveis acidentes de trabalho. “Isso acontece numa ação individual, informando de seus direitos e viabilizando seu acesso à rede do SUS”, diz a assessora. No âmbito geral a oficina segue o programa da campanha “Conte para gente, conte com a gente”, a qual incentiva os trabalhadores a procurar o sistema único de saúde para esclarecer dúvidas com relação a acidentes de trabalho.

“A partir da notificação de acidente única (NAU), que visa atender trabalhadores formais e informais, o Ministério da Saúde tem como efetuar maior controle e vigilância dos casos de acidente de trabalho. Dos 110 centros existentes em todo País e com a perspectiva da implantação de mais 90 até o final do ano, é importante qualificar pessoal para atender bem o trabalhador”, ressaltou Maria da Graça.

Segundo o Ministério da Saúde, para implantação de novos centros e cursos para beneficiar o trabalhador estão previstos R$ 100 milhões no período 2005/2006. Em Aracaju, o curo de capacitação no Cemar acontece até à tarde de hoje, 10.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.