[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após percorrer 33 municípios sergipanos e visitar 44 obras em todos os oito territórios do estado, a equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se reuniu com a equipe de diretores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), para avaliar algumas das obras executadas e outras em andamento do Programa Sergipe Cidades.

Acompanhados pelo diretor de Desenvolvimento Urbano da Sedurb, Edenilson de Santana Lima, pela coordenadora de obras, Graziele da Silva Braga, e pela assessora da Coordenadoria de Obras, Kithiana Rosendo Teles Barreto, os representantes do BNDES, Irapuan Braga e Janaína da Silveira Marinho, dividiram-se em duas equipes e, durante três dias, vistoriaram os serviços financiados pelo banco e que deram nova vida ao desenvolvimento urbano de Sergipe.

De Tomar do Geru a Monte Alegre de Sergipe, de Brejo Grande a Simão Dias, Irapuan e Janaína conferiram diversos serviços executados – a exemplo de creches, praças, quadras esportivas, delegacias, pavimentação de ruas e avenidas, além da escola profissionalizante no município de Boquim, do Centro Empresarial Integrado e do Centro Vocacional Tecnológico, no município de Tobias Barreto – e demonstraram satisfação com os resultados obtidos.

Irapuan Braga fez pequenas ressalvas em três obras específicas, apresentou sugestões e pontuou que o Sergipe Cidades está de parabéns. “A maneira como o programa tem sido conduzido é notável. Pudemos constatar que os gestores da Sedurb são altamente comprometidos com a qualidade das obras”, afirmou.

O representante acrescentou que o resultado da inspeção contou pontos positivos em favor da Sedurb. “A maioria das obras ficaram prontas dentro do prazo acordado, outras estão seguindo o cronograma normalmente e muitas delas surpreendem pela excelência após a conclusão, como por exemplo, a quadra coberta na cidade de Ribeirópolis. Tudo isso favorece a continuidade e até uma possível ampliação do programa”, destacou.

Comprometimento

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferrari Vargas, a análise feita pela equipe do BNDES é fruto da seriedade aplicada no programa. “Temos pautado todas as nossas ações seguindo a orientação do governador Marcelo Déda. Desde a licitação à finalização das obras, o comprometimento da equipe técnica da Sedurb e dos profissionais envolvidos é baseado na ética e honradez com os compromissos assumidos, fazendo valer cada centavo investido pelo BNDES em prol do desenvolvimento do Estado”, enfatizou.

Sérgio Ferrari apresentou aos representantes um relatório com reportagens impressas sobre as obras concluídas e entregues este ano pelo Sergipe Cidades, nos quais constam depoimentos de pessoas de vários municípios contemplados pelas ações do programa. “Quer seja na pavimentação de uma rua ou praça, na construção de uma quadra ou creche, as comunidades expressam a importância de cada obra e o quanto suas vidas foram modificadas a partir delas”, relatou.

Janaína Marinho disse que a avaliação do Programa Sergipe Cidades feita pelo BNDES foi além da expectativa. “A documentação analisada estava em ordem e as obras falam por si. Ficamos satisfeitos pela precisão nos detalhes e acabamentos em cada uma delas, como a Praça Lucila Déda na cidade de Simão Dias, a creche no município de Cristinápolis e a delegacia regional de Lagarto, para só citar estas. O programa está nota 10”, afirmou.

Após a avaliação pela equipe do BNDES, a assessora técnica da Assessoria de Planejamento (Asplan) da Sedurb, Gleideneide Teles, fez uma apresentação do Quadro Lógico do Programa Sergipe Cidades, no qual constavam fórmulas, indicadores, linhas de base, resultados obtidos pelas ações do Programa e metas a serem alcançadas até o final de 2014. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.