[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nos últimos dois dias, uma equipe da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), esteve em Sergipe para uma série de reuniões técnicas com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com o objetivo de avaliar o cumprimento das metas estipuladas pelo Programa de Ajuste Fiscal (PAF), no ano de 2011.

A equipe técnica tratou mais especificamente da análise dos dados referentes ao resultado primário do Estado, com a verificação detalhada de cada item e a contabilização dos componentes que refletem no resultado final. Outro tópico da visita técnica de rotina, foco da equipe da STN, é a análise da capacidade de endividamento do Tesouro estadual, com a análise dos balancetes do exercício financeiro do período (2011). 

Capacidade de endividamento

Na análise sobre a dívida líquida consolidada, a avaliação é que os empréstimos conseguidos pelo Governo do Estado não comprometem financeiramente o Tesouro e que apesar do volume de crédito acessado pelo Estado, as condições de endividamento estão muito abaixo dos limites máximos estipulados pela STN. Pelos dados referentes a 2011, a dívida bruta em relação à receita corrente líquida atingiu 58%, quando o limite é até 200%. Em comparação ao início da primeira gestão do governador Marcelo Déda, em janeiro de 2007, o comprometimento da RCL era de 65,6%. Quanto ao serviço da dívida nesta mesma época, o Estado comprometia 6,8% da RCL de um limite de 11,5%, enquanto ao final de 2011 esses encargos foram reduzidos para 5,8%.

Situação atual

Nos quatro primeiros meses deste ano, a análise da evolução da dívida estadual em contrapartida com a receita corrente líquida indica um patamar de 60,6%, dentro do limite máximo de 200%, e o serviço da dívida se manteve no mesmo patamar que no final do ano passado. Conforme o que foi visto pela STN, Sergipe se mantém entre as unidades da federação com melhores condições de endividamento do Nordeste, fruto das ações de controle de gestão implementadas pelo governo e do planejamento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.