[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A equipe da produtora argentina Zona Comunicación chega a Aracaju nesta terça-feira, 23, e à noite já inicia as gravações do documentário sobre os festejos juninos de Sergipe. O grupo recebe o apoio técnico e de produção local da Aperipê TV, através da produtora Nadja Donato, e é composto por quatro profissionais: César Canessa (produtor), Facundo Lopez (cinegrafista), Andres Irigoven (diretor) e Fernando Hortal (apresentador). As filmagens serão realizadas até o dia 29 de junho, e no roteiro estão previstas gravações em Aracaju, Estância e Canindé do São Francisco.

O acordo para divulgar a maior tradição popular nordestina em países como Argentina, Venezuela, Uruguai, Chile e México foi viabilizado através de uma parceria de co-produção internacional firmada entre a Aperipê TV e a Zona Comunicación, que é responsável pela produção do programa MP3 Gira Latina, exibido na rede pública portenha através do Canal 7. O programa é voltado para a documentação dos ritmos e gêneros musicais mais importantes dos países visitados, e sua equipe de produção estará em Sergipe para registrar detalhes das festas juninas do Estado.

“A equipe irá documentar imagens de Aracaju, das quadrilhas juninas, da festa do Barco de Fogo em Estância e de todas as manifestações culturais ligadas aos festejos de São João. Vamos aproveitar a oportunidade para entrevistar artistas sergipanos e personalidades ligadas aos festejos juninos em lugares turístico do Estado”, informou Nadja Donato.

Em seus dois anos de existência, o programa MP3 já realizou dois programas no Brasil: um sobre o carnaval baiano e outro sobre o carnaval de Pernambuco. Para o diretor-executivo da Zona Comunicación, Rafael Veljanovich, as festas de São João de Sergipe surpreendem pela alegria, colorido e participação das pessoas.

“É importante que outros povos da América do Sul conheçam o que acontece em Sergipe. Para nós, o que é mais divulgado do Brasil é o carnaval, mas vejo que os festejos juninos também têm aqui uma grande força popular”, observou Veljanovich. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Aracaju (Funcaju).

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, a parceria internacional é um marco para a Aperipê TV, pois abre possibilidades de projetos futuros que coloquem a cultura sergipana em destaque. “Com esta parceria estamos levando nossos festejos juninos e nossa cultura para um público novo, mas que em muitos aspectos tem uma forte identidade regional com o nosso país. Divulgar nossas tradições é uma forma de fortalecer nossa cultura, além de ajudar a atrair recursos para produções que coloquem Sergipe no roteiro turístico de centenas de pessoas”, afirmou Indira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.