[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade à programação em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou, no último dia 18 de outubro, em Japaratuba, mais uma extensa atividade com feiras da agricultura orgânica, exposição de produtos agroecológicos e uma reunião ampliada sobre a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento, que aconteceu em parceria com a Organização de Controle Social (OCS) Leste Sergipano, Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consean) e a Prefeitura de Japaratuba, teve como objetivo alertar as pessoas para a importância da luta contra a fome e a pobreza. Para o ano de 2013, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (Fao) propôs o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutricional” com o propósito de ajudar na compreensão de que pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis, assim como modelos insustentáveis de desenvolvimento degradam o meio ambiente, ameaçando o ecossistema e a biodiversidade.

Como programação, a Emdagro montou stand onde seus técnicos apresentaram a produção orgânica de hortaliças e plantas medicinais, aromáticas e condimentares. A Secretaria Municipal de Educação também montou stand em que nutricionistas explicavam a importância de uma alimentação saudável. O stand montado pela Pastoral da Criança demonstrava produtos orgânicos a base de mel. Além dos stand´s, bancas de produtores orgânicos, membros da OCS e agricultores em transição para a produção orgânica, expuseram e comercializaram hortaliças, frutas e produtos a base de mangaba produzidos pela Associação das Catadoras de Mangaba.

Por fim, como parte da programação, foi realizada uma reunião ampliada para discutir a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, onde participaram aproximadamente 30 pessoas entre representantes governamentais e da sociedade civil organizada, os quais decidiram agendar uma reunião para o dia 6 de novembro, na sede da Emdagro, para articular com o prefeito municipal a criação do Conselho.

Segundo a técnica da Emdagro em Japaratuba, Josenildes Meneses, a participação governamental e da sociedade civil organizada no debate sobre o combate à fome é de grande importância. “Temos aqui representações de secretarias municipais de Agricultura, Saúde, Educação, Ação Social e Meio Ambiente, bem como a OCS e a Pastoral da Criança, além de representações de agricultores familiares e assentados da reforma agrária e credito fundiário, Catadoras de Mangaba e Câmara de Vereadores, ou seja, entidades que estão envolvidas no debate a fome no mundo”, comentou ela.

“Hoje, nós temos um papel importante a realizar que é criar e colocar em funcionamento o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o qual será um espaço importantíssimo para que o município e, especialmente os agricultores familiares, possam acessar as políticas públicas de segurança alimentar”, destacou Josenildes.

Já a vice-presidente do Consea Estadual, Dra. Silvia Palmeira, destacou as conquistas da entidade com a implantação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “Essa política garante o direito humano a alimentação adequada a todas as pessoas e ela aponta como desafios para o município a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, assim como a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”.

“Avançamos muito na construção de políticas públicas que garantiram uma ascensão social, mas concordamos que tem muita coisa ainda a ser feita para que todos os sergipanos tenham direito a uma vida digna com os seus direitos assegurados”, completou ela.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.