[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes de órgãos estaduais, do Sistema S, de Conselhos de Classe e de escolas técnicas profissionalizantes estão reunidos durante esta segunda-feira, 12, no Aquários Praia Hotel, discutindo o Plano de Ampliação da Educação Profissional (PAEP) para o Estado de Sergipe. O objetivo é ampliar a matrícula dessa modalidade. Eles participam do ‘II Fórum de Educação Profissional: Subsídios para o Programa Brasil Profissionalizado’, que está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação (DED).

O Plano de Ampliação da Educação Profissional e o Programa Brasil Profissionalizado buscam a estruturação do ensino médio e a articulação das escolas aos arranjos produtivos e vocações regionais, para inseri-las no desenvolvimento econômico local. A abertura do fórum contou com as presenças da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, e do secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima.

Para o secretário da Educação, a elaboração de um plano faz justiça ao trabalho de iniciativas de pessoas que ao longo dos anos vêm se dedicando a educação profissional. "As idéias aconteceram, mas não foram transformadas em políticas", disse Lima. Ele informou que, de acordo com as metas estabelecidas pelo Governo Marcelo Déda, a ampliação e a dinamização da educação profissional deverão ser discutidas com os diversos segmentos, inclusive com o setor produtivo, de modo a alcançar o sucesso do aluno e não apenas sua formação.

Novas escolas

"Existe a determinação para a criação de novas escolas, mas precisamos definir os lugares onde eles serão instalados, os cursos que vão atender as necessidades desses locais e qual o formato que eles devem ter", explicou o secretário, ao justificar a importância da discussão com os participantes do fórum. O professor Lima fez um relato sobre os projetos que a SEED vem executando para provocar o crescimento da educação profissional em Sergipe.

Ele citou a implantação do Centro Educacional de Ensino Profissionalizante Agonalto Pacheco da Silva, em Neópólis, já em pleno funcionamento, e outra em Aracaju, com obras em andamento, e a criação de mais sete escolas técnicas profissionalizantes nas diversas regiões do Estado. Ainda de acordo com o secretário, também está sendo discutida com os estabelecimentos de ensino da rede estadual a implantação do Ensino Médio Integrado (EMI), reforçando a idéia da expansão das ações que promovam o interesse pelos cursos técnicos.
 
Integração

Para a primeira-dama, Eliane Aquino, a realização do Fórum traduz o pensamento do governo, que é a integração de secretarias na execução de ações que possam garantir o desenvolvimento do estado e a melhoria da qualidade de vida da população.

Responsável pela coordenação dos trabalhos e representante dos empresários, Luís Eduardo Magalhães, louvou a idéia da SEED de convocar representantes dos diversos segmentos para discutir o tema. "Essa disposição de mudar mostra o interesse de todos os que fazem o governo pela dinamização da educação profissional que no Brasil vem apresentando um panorama trágico", disse Luís Eduardo.

A representante do Senac, Dayse Góes, também considerou importante a iniciativa da Educação. Ela acha "fundamental" conhecer as propostas e programas que estão sendo desenvolvidas pelo órgão em prol da modalidade. "Estamos aqui para sermos parceiros, não só no entendimento da pesquisa, mas na elaboração e execução do plano de cursos".

Os participantes do fórum ainda conheceram as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas secretarias do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia objetivando dinamizar as economias dos municípios, interiorizando o desenvolvimento e incentivando as potencialidades de forma a construir ambientes mais favoráveis.

O Fórum prossegue na parte da tarde com uma mesa redonda constituída de grupos de trabalho. Na ocasião serão debatidos os temas: "setoriais e territoriais"; "perfil profissional" e "parcerias com o mercado participante". Os trabalhos serão encerrados com a construção de um documento com sugestões para inserção no Plano de Ampliação da Educação Profissional em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.