[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A hemorragia pós-parto, ou hemorragia puerperal, é definida como a perda de mais de meio litro de sangue, após o parto normal, ou de mais de um litro, após cesariana. Para oferecer métodos adequados de prevenção e tratamento desse problema, foi realizado nesta segunda-feira, 12, um treinamento sobre o tema. O evento, realizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), envolveu enfermeiros de todas as unidades de produção da MNSL, tendo como facilitador o médico obstetra George Correa.

De acordo com ele, a capacitação foi direcionada a enfermeiros, pois boa parte dos casos de hemorragia pós-parto é primeiramente detectada por esses profissionais. “Esse treinamento tem como objetivo possibilitar a identificação da etiologia, ou seja, estudar as causas do problema, e fazer o tratamento adequado a cada caso. Vale ressaltar que normalmente são os enfermeiros que observam os sinais da hemorragia e que fornecem os primeiros cuidados”, comentou.

Uma das participantes do evento foi a enfermeira obstetra Larissa Primo. “Sempre procuro aprimorar os meus conhecimentos, especialmente quando se trata de um tema que faz parte do meu dia a dia. São conhecimentos que terei a oportunidade de aplicar, usar com meus pacientes. Além disso, sempre é bom se atualizar e relembrar conceitos aprendidos na faculdade”, ressaltou

A enfermeira Sarah Ellyude, que tem formação em obstetrícia, mas atualmente trabalha em outra área, destaca o interesse que tem pelo assunto. “É sempre importante se capacitar, se atualizar, trago hoje como expectativa a obtenção de novos conhecimentos. Assim que soube do curso, principalmente por ser de assunto da minha formação, fiquei interessada em participar”, apontou

Já o estudante Wagner Lucena destaca que é preciso ter conhecimento no maior número possível de assuntos da área de saúde. “Minha pretensão atual é me especializar em ortopedia, mas, como futuro médico, sei que tenho que ter noção também para lidar com outros casos, a exemplo da hemorragia puerperal, pois nunca sabemos quando será preciso lidar com essa situação”, observou.

Hemorragia puerperal

A hemorragia puerperal se manifesta nas primeiras horas após o parto. O sangue é liberado através da vagina, tendo como origem rupturas no canal do parto ou no útero, retenção de fragmentos da placenta, contração uterina insuficiente ou alterações na coagulação sanguínea. Caso se proceda ao tratamento médico adequado, a tendência da hemorragia é desaparecer.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.