Enem é realizado com sucesso em unidades prisionais de Sergipe
Acontece nesta quinta-feira, 16, o último dia das provas que começaram na quarta-feira, 15, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em todas as unidades prisionais do país. No Estado, participam cerca de 114 internos do Sistema Prisional. Foram ministradas quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Neste ano, mais de 600 unidades prisionais e socioeducativas das 27 unidades federais de todo o Brasil, realizam os exames.
Na quarta- feira, 15, das 13h às 17h30, horário de Brasília, foram realizadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já na quinta-feira, 16, das 13h às 18h30, também horário de Brasília, serão respondidas dentro de instantes as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Língua Estrangeira, Matemática e suas Tecnologias e Redação.
O Enem permite ao cidadão a democratização das oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitando a mobilidade acadêmica, induzindo de fato, na reestruturação dos currículos do ensino médio. Lembrando que este é mais um objetivo do secretário de Justiça e Cidadania, Benedito de Figueiredo, que visa sempre a ressocialização e viabilização de oportunidades a todos os internos do Sistema Prisional do Estado.
As provas para o ingresso no exame, contam com a colaboração de diretores, coordenadores pedagógicos de todas as unidades prisionais, coordenadores de aplicação, além de professores envolvidos no exame, que auxiliam na organização e realização do teste.
Segundo a coordenadora pedagógica da Sejuc, Elane Marques, a realização do Enem, que é uma novidade no sistema prisional, foi fundamental para abrir as portas e proporcionar oportunidades para os internos. Elane afirma que o apoio integral do diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Manuel Lúcio Neto, juntamente com o secretário de Justiça Benedito de Figueiredo, são de extrema importância para o suporte e realização dos exames em nosso Estado.
Para Elane, o trabalho conjunto e colaboração de diretores, coordenadores pedagógicos de todas as unidades prisionais e de professores envolvidos no exame, tem sido fundamentais para o sucesso do exame, que transcorreu com tranquilidade em todas as unidades. Para o diretor do Desipe, sem dúvida o Enem se constitui em um momento de extrema importância quando se investe na educação das pessoas que hoje cumprem pena e que poderão ter na formação intelectual uma oportunidade de reintegração social.
Resultado
Para os interessados o resultados das provas realizadas pelos internos do sistema prisional estará disponível no site do Inep.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Enem é realizado com sucesso em unidades prisionais de Sergipe – Diretor do Desipe comemora sucesso do Enem