Encontro sobre o Bolsa Família começa nesta terça-feira
Com o intuito de mobilizar os gestores municipais e estaduais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento (Seides), promove, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, em Aracaju, o I Encontro Estadual do Programa Bolsa Família (PBF). Os objetivos do encontro são viabilizar a participação dos gestores municipais nas áreas de assistência, saúde e educação e integrantes da instância de controle social para uma melhor operacionalização do programa, além da conscientização de sua meta, que é atender famílias em vulnerabilidade social. Outra intenção do programa é promover a apresentação de experiências exitosas de alguns municípios na gestão do Programa. O evento será realizado no Hotel Delmar, na Orla de Atalaia, a partir das 8h.
Segundo a chefe do Departamento de Assistência Social da Seides, Inácia Brito, o Estado assume a responsabilidade de acompanhar e oferecer capacitação para que os municípios possam operacionalizar da melhor forma o programa. "O encontro é a primeira ação de capacitação do Estado para todos os técnicos que estão envolvidos no Programa Bolsa Família e na instância de controle social do Bolsa Família. Nós teremos seis representantes por município, totalizando 450 participantes", destacou Inácia Brito.
O Encontro irá contar com a tecnologia de teleconferências e será dividido em dois módulos. Nos primeiro e segundo dias, um módulo para técnicos da gestão do Bolsa Família. O terceiro dia será específico para as instâncias do controle social, que acompanha o desenvolvimento do programa, se ele está acontecendo da forma viável e se as bolsas estão sendo entregues para as pessoas que realmente necessitam do programa.
A abertura do evento contará com a presença da secretária Nacional de Renda e Cidadania, Rosane Cunha. Todos os técnicos da capacitação fazem parte dos quadros do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), assim como toda a metodologia utilizada será a mesma desenvolvida pelo Ministério. "Nós entendemos que esse é um momento muito especial para a Seides, pois nós estamos fortalecendo o Bolsa Família no Estado, principalmente a instância do controle social, que nunca teve uma capacitação específica para isso", reforçou Inácia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]