[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

‘Cultura Afro Brasileira e Políticas para a Leitura, Livro, Literatura e Bibliotecas’ serão temáticas discutidas entre os dias 19 e 21 de novembro, por gestores públicos, agentes de bibliotecas, de leitura, bibliotecários, professores e estudantes, durante o ‘XVI Encontro Estadual do Proler’, sediado pela Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). Na ocasião, a unidade, gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ainda será palco para a realização do ‘VI Encontro Estadual do Sistema de Bibliotecas Públicas’, entidade também vinculada à Secult.

De acordo com a coordenadora do Sistema e diretora da BPED, Sônia Carvalho, a realização simultânea dos eventos se dá em virtude da funcionalidade comum entre os itens destacados nas temáticas. “O público estimado em 160 participantes estará inserido numa ação de incentivo à leitura, tendo como referência a abordagem de aspectos relacionados à cultura afro-brasileira e às políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas”, explicou Sônia.

Os eventos contarão com palestras, mesas-redondas, exposições, oficinas, exibições de curta metragens, apresentações artísticas e ainda dois mini-cursos. Tudo isso aliado à proposta de contribuir para debates construtivos e fomentar a formação de novos leitores, escritores e mediadores de leitura no Estado. A ocasião ainda será propícia à conclusão das atividades dinamizadas pelos referidos órgãos ao longo de 2013.

Programação

Além da presença de gestores públicos, a solenidade de abertura dos eventos dará início à exposição ‘Heranças’, assinada por Lenilza Andrade e integrantes da Associação dos Artesãos da Barra dos Coqueiros. Em seguida, todos prestigiarão o espetáculo ‘Dançando a força de Xangô’, do Grupo de Dança Afro ‘Filhos de Ayrá’, do município de Pirambu.

A conferência de abertura ministrada pelo representante da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o professor Fabiano Castro, dará ênfase ao tema ‘Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas’, cujas discussões serão coordenadas por Ricardo Nascimento Abreu, do Departamento de Letras Vernáculas da UFS (DLEV/UFS) e coordenador do Plano Estadual do Livro, Leitura e Biblioteca (PELLB).

Para finalizar em alto estilo o primeiro dia de atividades, uma Roda de Leitura com temática afro-brasileira será coordenada por Roseneide Santana, que é membro do Comitê Sergipano do Proler e representante do DLEV/UFS. Participarão desse momento, Gigi Poetisa, João Sapateiro, Luís Melo, Jorge de Lima, Solano Trindade e Mãe Stella.

Apoio

Os eventos, realizados pelo Proler e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), contam com o apoio da Secult, Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), UFS, SESC, Universidade Tiradentes (Unit), Infográphic’s, Prosarte: Contadores de histórias e outras instituições.

Inscrições

Os interessados poderão efetuar suas inscrições previamente na BPED, localizada na Rua Dr. Eduardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho. Mais informações poderão ser obtidas através do (79) 3179 1907.

Confira toda a programação do ‘XVI Encontro Estadual do Proler’ e do ‘VI Encontro Estadual do Sistema de Bibliotecas Públicas’:

19/11 (terça-feira)

8h – Credenciamento
Abertura da exposição “Heranças”: Lenilza Andrade– telas e Associação dos artesãos da Barra dos Coqueiros – artesania
8h30 – “Dançando a força de Xangô”- Grupo de Dança Afro “Filhos de Ayrá” (Pirambu-SE)
9h – Mesa de abertura: Secretários de Estado da Cultura, da Educação e dos Direitos Humanos, Diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória
9h30 – Conferência de abertura: Políticas públicas para o livro, leitura, literatura e Bibliotecas. Prof. Fabiano Castro (UFS)
Coord. do Prof. Ricardo N Abreu (DLEV/UFS)
10h15 – Café
10h30 – Roda de Leitura – temática afro brasileira
Gigi Poetisa, João Sapateiro, Luís Melo, Jorge de Lima, Solano Trindade, Mãe Stella
Coord. Roseneide Santana (Proler/DLEV/UFS) – Membro do comitê sergipano do Proler, rep do dlev/ufs.

20/11 (quarta-feira)

9h – Curta “Caixa d’água – Qui-lombo é esse?” Cineasta Everlane Moraes Santos (Diretora do Programa Plural –TV Aperipê)
9h30 – “Panteão dos Orixás” , Juracy Júnior (RENAFRO) a confirmar
10h – “Dez anos da lei 10.639/2003: desafios e perspectivas para a educação em Sergipe”, Prof. Fernando José F. Aguiar (SEED-SE)
Debatedor: Promotor Luís Fausto Valois (Ministério Público de Sergipe)
Coord. Profa. Aglacy Mary (Nossa Escola)
10h40 – Café

21/11 (quinta-feira)

8h30 – vídeo Pierre Fatumbi Verger (7min)
Cantos Afros – Profa. Maria Antônia S Costa (Pedagoga/DEA)
9h – Mesa Cultura Afrobrasileira – Coord. Profa. Valéria Maria S Oliveira (UNIT)
“O lugar da tradição oral e da memória nas religiões de presença africana no Brasil” – Profa. Martha Sales Costa (NEAB/UFS)
“Ensino para as relações étnico-raciais: enfoque na educação infantil”
Profa. Ya Sônia Oliveira (MSc. em Política Sociais – Univ. Cruzeiro do Sul – SP)
Debatedor: Prof. Esp. Andrey Roosewelt C. Lemos (Diretor Nacional da UNEGRO, apresentador do Programa Afexurê – FM Aperipê)
10h15 – Café
10h30 – Debate

Minicursos (19 a 21/11) – das 14h às 18h

1. “Metodologia do Ensino Afro-indígena (inclusão de conteúdos)” 12 horas
Ministrante: Severo D’Acelino (Educador – CCAS)
2. “Capacitação para auxiliares de bibliotecas públicas” 12 horas
Bibliotecárias: Maria Sônia S Carvalho (BPED), Miriam Elorza (BPED), Cláudia Stocker (BIAFA)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.