Encontro discute cenários da agropecuária sergipana
Nesta segunda-feira, 20, organismos integrados ao Sistema Agrícola Estadual estiveram reunidos na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) para formatar os cenários da agropecuária estadual, a partir da especificidade de cada um dos territórios. O evento foi comandado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), com participação da Secretaria do Planejamento, Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro) e Departamento de Recursos Hídricos (Dehidro), entre outras instituições.
O secretário da Agricultura, Paulo Viana, iniciou o evento apresentando as linhas mestras do programa do Governo do Estado para o setor. Ele enfatizou que a agricultura familiar e a reforma agrária estão entre as prioridades. De acordo com o secretário, a política de desenvolvimento para a agricultura direciona as culturas a serem implantadas a um mercado viável. Ele destacou ainda o pioneirismo de Sergipe ao realizar um planejamento participativo, oportunizando discussões com todos os segmentos dos diversos territórios do Estado.
Na programação, o diretor da assessoria de planejamento da Seagri, Carlos França, expôs o plano do governo para a agropecuária, enfocando as prioridades e os caminhos para sua execução. Foram traçados os cenários futuros do desenvolvimento dos territórios de planejamento agropecuário.
O secretário Paulo Viana enfatizou o quanto Sergipe tem adiantado providências, materializando a política do novo governo, aproximando produtores e empresários, dentro e fora do Estado. Ele citou como exemplo a cultura da goiaba de Canindé do São Francisco, que antes não tinha mercado. A próxima safra, proveniente de 300 hectares, será em outubro e já tem contratos para ser comercializada. "Deve ser destacado o trabalho da secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, pelo acerto no desenvolvimento desse planejamento participativo, cuja integração e êxito têm sido brilhantes", acrescentou.
Representando a secretária de Planejamento, Lúcia Falcón, o agrônomo Carlos Hermínio falou sobre a importância da atuação do Deagro e do Dehidro na mobilização das comunidades para as conferências territoriais. Ele também informou que a Conferência Estadual do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe e a Conferência Estadual das Cidades serão realizadas em setembro nos dias 9, 10 e 11 de setembro, no pavilhão do Centro de Convenções de Aracaju.
Também estiveram representadas no encontro a Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (Fetase), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (Incra).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Encontro discute cenários da agropecuária sergipana – Foto: Luiz Carlos Moreira/Seagri