[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, abrirá e será um dos palestrantes do I Encontro Estadual dos Conselhos de Educação, que acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, das 8h às 12h e das 14 às 17h, no Teatro Tiradentes, localizado no centro de Aracaju. Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), o secretário abordará o tema A Competência do Conselho Nacional de Educação na Operacionalização da Política Educacional do País. O professor José Fernandes de Lima também estará presidindo a solenidade de abertura do evento.

Também serão palestrantes a presidente do Conselho Estadual de Educação (SE), professora Ana Lúcia Muricy; o presidente do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, professor Geraldo Grossi Júnior e o coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), professor Agnaldo Pinheiro de Campos. O evento contará ainda com as presenças de membros do Ministério Público, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da Federação de Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe.

Com o tema Um novo olhar sobre a Educação, integrando os Sistemas de Ensino de Sergipe, o encontro será promovido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais (UNCME). A iniciativa tem como objetivo oferecer subsídios técnicos para a implementação e fortalecimento dos conselhos municipais sergipanos.

De acordo com as informações da presidente do CEE de Sergipe, professora Ana Lúcia da Rocha Muricy Souza, o encontro tem ainda a missão de promover a integração dos conselhos nas diferentes esferas – União, Estado e Municípios. “O Conselho funciona como elo entre a sociedade e o poder executivo. Por isso queremos possibilitar a troca de experiências entre gestores, técnicos e os próprios conselhos de educação, visando à melhoria da qualidade dos sistemas de ensino”, explicou a presidente.

Em Sergipe, cerca de 75% dos municípios já instituíram seus conselhos municipais de educação. Ana Lúcia ressaltou que outros estão se estruturando para começar a funcionar.  Segundo a professora, a procura por uma das quase 500 vagas ofertadas no encontro mostra o interesse de representantes de algumas localidades pela criação do órgão, que tem o importante papel social de acompanhar as questões referentes à educação.

Outras informações sobre o encontro poderão ser obtidas na sede do Conselho Estadual de Educação, localizada no prédio da Biblioteca Pública Epifâneo Dória, bairro 13 de Julho,

Programação

Durante os dois dias de realização do evento os participantes discutirão os temas: A Competência do Conselho Nacional de Educação na Operacionalização da Política Educacional do País; A Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação; O Papel do Conselho Estadual de Educação na Organização e Controle Social do Sistema de Ensino do Estado de Sergipe e suas Práticas Operacionais e O Papel Estratégico da UNCME na implantação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Ensino.

O Encontro será encerrado após a apresentação de relatos de experiências dos conselhos municipais de educação de Aracaju, Boquim e Neópolis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.