[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até à próxima quinta-feira, dia 21, especialistas de várias partes do país estarão em Aracaju participando do 5º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento foi aberto na noite de ontem, dia 18, com as presenças do vice-presidente da República, José Alencar, e do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda.

Com o objetivo de proporcionar uma troca de experiências entre os comitês já instituídos e aqueles que acabam de ser criados, o encontro realizado no Hotel Parque dos Coqueiros tem como tema As Relações Institucionais dos Sistemas de Recursos Hídricos.

Durante o evento, palestras técnicas sobre os sistemas de outorga (licença) para uso dos rios, cobrança pelo uso da água e também orientações sobre os planos de gerenciamento das bacias serão debatidos.

Na abertura do encontro, o prefeito de Aracaju e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, Marcelo Déda, destacou a satisfação da cidade em receber um evento deste nível. “Imenso prazer para nosso povo sediar um evento como este”, disse.

Segundo Déda, encontro como este, que conta com a participação da sociedade civil organizada, ambientalistas e representantes das três esferas do Poder (Legislativo, Executivo e Judiciário), possibilitará o estabelecimento de novos paradigmas de uma política nacional de recursos hídricos no país.

Para Déda, discutir a questão da água em uma cidade nordestina tem um simbolismo muito maior. “A discussão do tema deste encontro simboliza uma luta para sobrevivência da humanidade já, agora, hoje”, afirmou o prefeito.

O vice-presidente José Alencar disse que a realização deste encontro não representa apenas um momento para discutir a questão da água, mas uma discussão “importante para a vida”.

Participaram também da abertura do encontro o diretor da área de Engenharia da Agência Nacional de Águas (ANA), Benedito Braga, e o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Roberto Bertoldo Langone.

O 5º Encontro é uma promoção do Fórum Nacional de Comitês de Bacias com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Agência Nacional de Águas. A Prefeitura de Aracaju é patrocinadora do evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.