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Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), o 1º Encontro da Capacitação do Programa de Formação Continuada de Apoio à Leitura e Escrita (Praler). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Assessoria de Planejamento (Asplan), e reuniu supervisores dos 26 municípios que aderiram ao programa.

O Praler tem como fundamento oferecer um curso de formação continuada aos professores das séries iniciais, complementando as ações já desenvolvidas pelas Secretarias de Educação Municipais e do Estado. O programa também objetiva propiciar fundamentação teórica que respalde a prática e as experiências pedagógicas realizadas para a melhoria da alfabetização dos alunos.

"Queremos diversificar as atividades dos professores em sala de aula relacionadas à leitura e à escrita, para proporcionar ao aluno o conhecimento do mundo letrado e a importância da leitura e da escrita na vida prática", afirmou a gerente de Ensino e Aprendizagem da Asplan, professora Tânia Maria Oliveira Carvalho.

A professora Maria Cleide Ferreira, do município de Ilha das Flores, acredita que o Praler oferece subsídios pedagógicos para o professor desenvolver atividades na escola. "Temos obtido resultados excelentes, os professores têm demonstrado interesse promovendo para os alunos oficinas que estimulam a leitura e a produção de texto".

Para a professora Josefa de Carvalho, de Itabaianinha, o programa vai ajudar muito a quem tem dificuldade em ensinar a criança a ler e escrever. "Nos deparamos com alunos no Ensino Médio que tem dificuldade de leitura e o objetivo do Praler é mudar esse quadro a partir das séries inicias".

A professora Istael Silva, de São Domingos, concorda com a colega e afirma que o programa dá suporte para o professor desenvolver atividades em sala de aula que estimulam a leitura e compreensão de texto. "As aulas ficam mais prazerosas e favorece o aprendizado da leitura e da escrita de forma lúdica e eficaz", concluiu a professora.

Programação

O evento teve início às 8h, com uma dinâmica de socialização. Em seguida, foram apresentados os informes sobre o Praler. A partir das 9h, houve a apresentação geral do programa, e às 10h, tiveram início os ‘Estudos das Temáticas das Seções da Unidade I’. Em seguida, os cursistas participaram de oficinas pedagógicas, mediada pela supervisora estadual Gleide Nadja Santos Leite. Às 12h30min, os trabalhos foram apresentados em plenária.

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