Encontro busca ampliar negócios entre Sergipe e Estados Unidos
Representantes do Governo de Sergipe e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram reunidos nesta sexta-feira, 4, com o emissário do Porto de Houston no Brasil, John Cuttino, para discutir oportunidades de negócios entre o terminal marítimo norte-americano, as empresas instaladas naquela região e diversas instituições sergipanas. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec).
Na oportunidade, foram debatidas algumas propostas de parcerias na área de tecnologia da informação. O representante do terminal conheceu alguns dos projetos desenvolvidos pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), como o acompanhamento realizado junto às incubadoras de empresas (órgãos que oferecem aos pequenos empreendimentos apoio estratégico para sobreviver durante os primeiros anos de existência) e os estudos sobre a destinação dos resíduos sólidos produzidos no estado.
Segundo John Cuttino, o governo norte-americano dispõe de linhas de financiamento para beneficiar projetos nessas áreas. Para viabilizar o apoio, ficou decidido que os representantes continuarão a discutir o assunto em reuniões posteriores. Outro tema que mereceu destaque foi a possibilidade de realização de negócios relacionados à comercialização de produtos originados de frutas tropicais. O Governo do Estado assumiu o compromisso de estreitar os contatos entre os empresários sergipanos e os potenciais compradores.
Apoio à ZPE
Também foi apresentado durante a reunião o projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Sergipe, uma área especialmente delimitada em que empresas voltadas às exportações contam com incentivos tributários e cambiais, além de procedimentos aduaneiros simplificados. O objetivo da iniciativa é reduzir os desequilíbrios regionais e promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social sergipano. A Zona está localizada em uma área de 425 hectares localizada na Barra dos Coqueiros, próxima ao Porto de Sergipe.
No encontro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, discutiu com John Cuttino a possibilidade das empresas norte-americanas que operam no terminal de Houston, sobretudo aquelas ligadas ao setor de petróleo e gás, também se instalarem em território sergipano para expandir seus negócios.
“Com a ZPE temos condições de atrair empresas que tenham sua produção destinada ao o mercado externo. O segmento de petróleo e gás em Sergipe passa por um momento de expansão e isso é mais um fator que pode viabilizar a chegada de novos empreendimentos industriais. Queremos mostrar aos investidores o potencial do nosso estado e convencê-los das excelentes oportunidades que negócios existentes aqui”, explicou Jorge Santana.
Ficou decidido que o Governo e a representação do Porto de Houston irão intensificar as discussões para a realização de um evento, a ser promovido no próximo ano, com o objetivo de atrair novos empreendedores norte-americanos para o estado e estimular os empresários sergipanos a realizar negócios com as instituições daquele país.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Encontro busca ampliar negócios entre Sergipe e Estados Unidos – Fotos: Ascom/Sedetec