Encerra amanhã as inscrições para o I Festival Mesa de Buteco de SE
Com o intuito de valorizar e difundir a culinária regional de botecos e inserir a culinária sergipana no cenário nacional, a Secretaria do Estado de Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) irão realizar o I Festival Mesa de Buteco, com a colaboração do curso de Gastronomia da Faculdade Serigy.
O festival contará com a participação de 30 estabelecimentos (bares, bodegas e botequins) da capital sergipana que apresentarão sua culinária tradicional e pitoresca: a comida de botequim. “Queremos resgatar e mostrar ao mundo os nossos temperos e sabores que fazem dos sergipanos uma gente orgulhosa da culinária saborosa que possui. Todos os participantes terão um ‘selo’ criado pela Setur informando que fazem parte do festival e que são assessorados por estudantes de gastronomia, uma forma de valorizar esse segmento que tem recebido uma atenção especial de chefs renomados de todo o país”, explica Paulo Henrique Sobral, presidente da Emsetur.
Os estabelecimentos participantes oferecerão ao público, a preços diferenciados, um prato criado especificamente para o evento que melhor represente a ‘Comida de Buteco’, levando em consideração a especialidade da casa, as características e tradições da região. “Este festival irá propor uma releitura de pratos já existentes nos cardápios de bares, bodegas e botequins. E os nossos estudantes de gastronomia ficarão responsáveis em dar todo o suporte técnico aos estabelecimentos”, relata a professora da faculdade gastronomia, Isabelle Brito.
Os pratos serão servidos nos próprios bares e restaurantes conforme os horários de funcionamento de cada estabelecimento. “A nossa intenção é proporcionar uma consultoria gratuita aos estabelecimentos inscritos para que haja uma inclusão social do conhecimento científico, e será dado pelos estudantes de gastronomia com a supervisão de seus professores, o que irá fortalecer a cultura gastronômica e a sergipanidade. É uma forma de colocar a nossa culinária definitivamente no cardápio nacional”, ressalta o presidente da Emsetur, Paulo Henrique. De acordo com o presidente é fundamental a participação da imprensa e da população, “A divulgação será importante para o sucesso deste festival e sabemos que podemos contar com isso. Já o público é quem irá avaliar, degustar os pratos e principalmente, escolher a melhor comida através de votação via internet, pelas mídias sociais da Emsetur e da Setur”.
As inscrições estão sendo realizadas por uma equipe da Faculdade Serigy, que estão visitando os estabelecimentos. Todo o Festival é uma realização do Governo do Estado através da Setur e da Emsetur, em parceria e colaboração dos professores Isabelle Brito, Evandro Kfourry e Sueli Correia, da Faculdade Serigy.
Restaurantes e bares já cadastrados:
Lanchonete do Bene – Xaropinho
Restaurante Tempero de Daí
Restaurante Xaxado
Sabor Caseiro
Bar Vermelho
Recanto do Agreste – Zé Américo
Restaurante Caçarola
Empório Brasileiro
Stop Lanches
Bar da Costela do Bafo
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Encerra amanhã as inscrições para o I Festival Mesa de Buteco de SE – Fotos: Cassandra Teodoro e Maxwell Côrreia