Emurb realiza serviços de limpaza nos diversos bueiros do Japãozinho
Conforme a diretoria da Emurb, há muitos anos a comunidade do bairro vem sofrendo com as enchentes, devido ao lixo acumulado nos bueiros que impediam a passagem das águas e fazia a lama invadir as residências. Visando atender aos pedidos da população, a Prefeitura de Aracaju determinou abertura de processo licitatório e concorrência pública, para a realização dos serviços de desobstrução e limpeza da rede de drenagem, com o valor de R$ 14.400,00.
Para Herivelton Vieira Nascimento, morador há 18 anos no bairro e diretor da Associação de Moradores do Japãozinho, a limpeza dos bueiros é um sonho que a comunidade está realizando, porque a cada inverno era um novo tormento, com as águas invadindo todo local e as famílias apavoradas em querer salvar seus móveis. “Foi uma grande luta para convencer os políticos, mas depois das reuniões do Orçamento Participativo que tivemos com a Prefeitura, agora estamos vendo o resultado. Só espero que a população do Japãozinho também colabore, mantendo os bueiros limpos e lembrando que lugar de lixo é na caixa coletora”, orienta.
Os moradores foram olhar a equipe fazer a limpeza, e muitos deles prometeram não jogar mais lixo nos bueiros. “A gente tem que manter os bueiros limpos, disso todo mundo sabe. Mas também tem muita gente malvada que joga de propósito para entupir os bueiros, e quando chega o inverno quem sofre é quem mora aqui próximo, com a lama invadindo a nossa casa. É uma alegria ver estes homens corajosos entrar na lama podre para aliviar o nosso sofrimento, vou até arrancar o batente protetor da minha porta”, disse Maria Terezinha de Jesus, moradora há 14 anos na rua São Januário número 72.
O vigilante Joaquim dos Santos, também está sendo mais um fiscal dos trabalhos de desobstrução e limpeza de bueiros que a Emurb vem fazendo no Japãozinho. “Para nós moradores, esta é a maior obra que a Prefeitura podia fazer. Moro aqui há cinco anos, mas não desejo, nem para um inimigo meu, passar o inverno aqui. Já perdi tudo que tinha em casa numa enchente que aconteceu às quatro horas da manhã e ainda fiquei com as crianças doentes, um pesadelo que espero nunca mais passar depois que esta limpeza terminar”, disse.
As crianças também observam os trabalhos, atentos e curiosos, e já começam a chamar o diretor da equipe de limpeza do esgoto de “homem tatu”, admirados com a execução dos trabalhos. “Esse cara é doido, entrar num bueiro cheio de lama? Mas esse serviço é pra ajudar a nossa comunidade a se livrar das enchentes, lá em casa a gente já perdeu tudo na lama. Com a coragem do “homem tatu” em tirar o lixo dos bueiros, com certeza vão acabar os alagamentos”, comentou Marco Antônio Silva, estudante de 12 anos.
O HOMEM TATU DOS ESGOTOS
Com 28 anos de trabalho, o mergulhador profissional, Fernando Barbosa dos Santos, conhecido pelos moradores do Japãozinho como o “homem tatu”, está chamando a atenção das pessoas pela sua maneira de trabalhar desobstruindo e limpando bueiros. Tendo como vestimenta um par de luvas, um tênis, e vestido num macacão de mergulhador, Fernando enfrenta mais um desafio em sua vida, puxando lixo, areia e entulhos existentes dentro dos bueiros até sua limpeza total, serviço que nenhuma máquina poderia fazer, devido ao cumprimento da tubulação.
Convivendo com lama de esgoto tantos anos, Fernando não sabe explicar porque nunca teve doenças como a leptospirose, hepatite e doenças de pele, e alega que vive como um ser humano normal, apenas tomando as vacinas de rotina. “Eu gosto muito do que faço e, com muita fé em Deus, entro nos bueiros sem medo de ser contagiado. Toda manhã tomo mel com alho para enfrentar mais um dia de serviço, além de passar no corpo, e quando termino todo trabalho faço exames só para verificar o meu estado de saúde, e sigo em frente para mais um desafio de limpeza pelos bueiros da cidade,” disse.
Com apenas oito dias limpando os bueiros no bairro Japãozinho, Fernando já percorreu 500 metros de tubos, sendo recolhidos mais de 60 toneladas de lixo que entupiam a drenagem. “Cada serviço é mais um desafio, já retirei diversos pneus, garrafas, roupas velhas, pedaços de colchão, até pequenos animais mortos como gato, rato, galinha, cachorro. Tudo isso impossibilita a passagem das águas, fazendo estourar os bueiros e provocando inundações nas casas”, salienta.
Formada por seis homens e uma secretária, a equipe de limpeza trabalha primeiro com a remoção de objetos, para em seguida retirar a lama e areia com pequenos carrinhos de mão, e depois, com uma máquina de bomba a jato, conclui a limpeza, deixando o bueiro totalmente limpo e sem gordura. “Ao terminar o serviço, faço um relatório técnico sobre as condições do local, para a empresa saber a durabilidade dos bueiros, mas recomendo fazer o serviço de manutenção de limpeza antes e depois do inverno, para evitar possíveis transtornos como as enchentes”, aconselha Fernando.
Depois da operação de limpeza e desobstrução nos bueiros do Japãozinho, a diretoria da Emurb vai complementar os serviços, fazendo a reposição de novas tampas, reforma nas caixas de drenagem e finalmente recuperando a pavimentação, oferecendo uma maior qualidade de vida aos moradores daquela região.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Emurb realiza serviços de limpaza nos diversos bueiros do Japãozinho – Agência Aracaju de Notícias