[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) comemorou no dia 30 de setembro o primeiro ano de implantação do Programa MOVA – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos na empresa. Cerca de 20 funcionários participam das atividades e já demonstram grande progresso na aprendizagem.

O evento começou com apresentação do Coral da Emurb que cantou músicas de incentivo para que os alunos possam melhorar suas vidas como cidadão. Em seguida o diretor-presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, falou da importância do projeto para empresa que necessita de funcionários qualificados, ressaltando a sua satisfação de estar desenvolvendo um projeto que vai beneficiar os servidores ao tempo em que também melhora a qualidade dos serviços prestados para a comunidade.

Na ocasião a secretária municipal da Educação, professora Rosangela Santana Santos, proferiu uma aula sobre a vida do cidadão e fez os alunos refletirem sua valorização no meio social, salientando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando com o projeto Alfabetização para acabar com o analfabetismo no Brasil, e em Aracaju o prefeito Marcelo Déda, por meio da Secretaria de Educação, vem atuando com o MOVA em parceria com a Emurb, buscando dar oportunidade para os funcionários que não tiveram chance de estudar na sua juventude. “A meta da administração do prefeito Marcelo Déda é permitir que todos os cidadãos aracajuanos possam ter educação e praticar sua cidadania”, finaliza.

Os alunos participaram da aula expondo suas opiniões. Com 18 anos trabalhando na Emurb, Antônio Pirilo falou da importância em aprender a ler e escrever. “Hoje não passo mais vergonha em melar o dedo, pois agora já sei assinar o meu nome, e tudo isso devo ao presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, que nos apóia nestes estudos”, comenta.

O servente João Dias Barbosa disse que trabalha na empresa há oito anos e que foi o primeiro servidor da Sede da Emurb a se inscrever para aprender a escrever. “A gente que não sabe ler é como um zero à esquerda e por isso eu faço de tudo para não perder um dia de aula, pois até andando vou ao acampamento. Eu sei que o prefeito Déda está trabalhando para melhorar a nossa vida e depois de um ano na escola já sei assinar o meu nome e de minha família, até pegar ônibus e para mim foi uma grande vitoria”, comemora.

Ednaldo dos Santos também faz parte da turma do MOVA e falou que está muito feliz em participar do projeto. “Agora eu sei que existe tempo pra quem quer fazer alguma coisa na vida e agradeço a direção da Emurb por ter me dado a oportunidade de aprender a ler e escrever. Na minha infância não tive tempo para estudar porque trabalhava para sustentar a família” , lembra.

Por fim a professora Eliucirany Guerra Santos agradeceu aos alunos pelo esforço de cada um em querer ser alfabetizado, e principalmente em alcançar os objetivos do programa. “Estou satisfeita com o empenho da turma que a cada dia vem melhorando em suas tarefas, principalmente a Assistente Social, Martha Figueiredo que vem contribuindo bastante para que o MOVA cresça e possa no futuro alfabetizar todos os funcionários da Emurb”, salienta.

Participaram do evento educacional, além do diretor-presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a secretária municipal da Educação, professora Rosangela Santana Santos, os diretores Bosco Santana, Augusto César e Antônio Bernardo, a coordenadora da Courb, Anete Hermínia, os engenheiros e os funcionários da empresa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.