[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante toda esta semana, um grupo do projeto Economia Solidária, da cidade de Riachuelo, está participando de um curso de reciclagem na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) sobre reaproveitamento do papel através da confecção de peças de decoração e material de escritório. O curso vai ajudar outros artesãos cadastrados no Economia Solidária de Riachuelo e redondezas a gerar emprego e renda.

De acordo com Eraldo Souza, multiplicador do Economia Solidária, o curso proporcionado pela Oficina de Papel da Emsurb está fazendo com que os conhecimentos dos artesãos sejam ampliados. “Esse curso faz com que aprendamos outras formas de ensinar a gerar renda aos artesãos cadastrados no Economia Solidária. Eu, por exemplo, faço calçados com esponjas e luminárias utilizando coco e agora estou aprendendo a produzir diversos objetos com papéis através desse curso”, explica.

Para a coordenadora da Oficina de Papel, Tereza Cristina, é muito importante que os artesãos, através dos multiplicadores, estejam sempre aprendendo novas formas de artesanato para ampliar seus produtos. “Ampliar sempre as formas de artesanato é importante para o aumento do estoque e principalmente a variedade de produtos para que suas vendas sejam satisfatórias”, relata.

Mas há ainda, segundo Tereza, um outro fator de suma importância para atividades que os artesãos executam, que é o reaproveitamento de materiais a princípio inutilizáveis. “A produção de lixo exagerada é um realidade na nossa sociedade. Temos que encontrar formas de reutilizarmos o material, senão o espaço que poderíamos desfrutar será tomado pelo lixo. Temos que reutilizá-los e para isso devemos sempre pensar no processo de reciclagem”, ressalta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.