Emsurb oportuniza a inclusão social de servidores através da alfabetização
“Estou satisfeito. Quero concluir o curso e pretendo seguir adiante. Irei fazer a matrícula desta próxima etapa. Hoje posso dizer que minha vida mudou depois que eu aprendi a ler. Consigo ler revista e jornal”, disse o estudante e servidor da Emsurb, José Tito Possidônio, que tem 66 anos.
Para a professora da Escolinha do Parque da Sementeira, Fernanda Oliveira Santos, o objetivo está sendo atingido. “Eles progrediram bastante, fico orgulhosa. Mas, ainda tem alguns alunos que não estão tão preparados para avançar a próxima série. Por isso, vamos fazer um reforço de uma semana, de 9 a 21 de maio. É o tempo suficiente para prepará-los. Vamos fazer de tudo para que eles não desistam de concluir os estudos”, explica.
O incentivo para a continuidade dos estudos vem da metodologia aplicada pelos professores, que adaptam o assunto ao dia-a-dia do funcionário, facilitando a absorção do aprendizado sem que se torne algo cansativo.
Em de julho de 2004 foi iniciada a segunda etapa do projeto de formação educacional dos seus servidores, com o curso de aceleração, equivalente ao ensino fundamental (da 1ª à 4ª série). No dia 4 de junho todos retomam as aulas para a 3ª e 4ª séries.
Desde início do curso, já foram alfabetizados cerca de 130 servidores. Para a Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da Emsurb, Lara Guimarães, o objetivo é a alfabetização de todos. “Percebemos a grande mudança. Eles ficam mais seguros e a qualidade do trabalho que realizam na empresa melhora bastante”, explica.
As aulas acontecem todos os dias, de segunda a sexta-feira, na Escolinha do Parque da Sementeira, das 7h30 às 9h30, e na Casa do Gari, das 15h às 16h30.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]