[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) expediu 227 notificações para regularização de problemas relacionados à higiene e segurança causados por terrenos sem a manutenção adequada.

Proliferação de roedores, insetos peçonhentos, esconderijo para marginais e acúmulo de lixo depositado pela própria comunidade são os principais problemas causados por terrenos baldios.

A Emsurb notificou desde o início do ano 227 proprietários que possuíam áreas irregulares na capital, das 227 notificações, sendo que foram efetuadas 130 autuações por descumprimento da notificação. De acordo com o supervisor de Terrenos Baldios Joselito Meneses, o terreno deve estar regularizado de acordo com as condições estabelecidas pela prefeitura. “Os terrenos devem estar cercados, assim como roçado, são exigências básicas. Se o proprietário executar o serviço regularmente não haverá problemas, mas alguns deixam o mato do terreno crescer demais e isso é um transtorno para quem reside nas proximidades”, coloca.

As autuações variam de acordo com a área de cada terreno. “Os valores das multas dependem do tamanho do terreno, e tem o prazo determinado por nós para que a limpeza seja executada. Se o serviço não for efetuado dentro do prazo o proprietário deve comparecer à Emsurb para nos informar o motivo. Somos flexíveis e renegociamos o prazo para que o cidadão realize a solicitação, afinal, nosso intuito realmente é manter o bem-estar da comunidade e não multar os proprietários, mas se for necessário autuamos”, explica Joselito.

Infelizmente, a Emsurb também se depara com a situação inversa, ou seja, a própria vizinhança faz do terreno uma lixeira. “Muitas vezes o próprio vizinho que reclama das condições do terreno vai lá e deposita o lixo, contribuindo ainda mais para os transtornos que podem ser causados. O dono do terreno deve e tem obrigação de manter sua propriedade devidamente capinada e cercada, mas a comunidade tem que colaborar também e deixar de depositar entulhos e lixo doméstico mesmo com a coleta regular três vezes por semana”, relata o supervisor.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.