Emsurb marca presença na comemoração junina da Care
Tudo começou com um almoço que proporcionou interação entre os cooperados e parceiros. Para o economista, Aragão Brito, do Programa “Defesa Comunitária”, do Ministério Público, esse tipo de iniciativa, realizada por meio de parcerias, assim como a presença dos apoiadores nos eventos, demonstra a consciência de responsabilidade social das instituições. “As empresas não estão presentes somente no apoio financeiro, mas atuam também no incentivo, para que nossos cooperados sintam-se incluídos socialmente. A festa está linda, os nossos parceiros compareceram e estão no mesmo espaço interagindo e almoçando com os nossos catadores”, diz.
De acordo com Cláudia Santos, da Assessoria Técnica da Emsurb, toda a programação foi pensada para satisfazer os cooperados. “Toda a música, almoço e distribuição de cestas básicas foi planejado para essa comemoração, que é dos catadores. Promover cidadania é a bandeira da Emsurb, que vem apoiando inúmeros trabalhos, pois compreendemos nossa responsabilidade para com a população”, fala.
Em família
Os 38 cooperados compareceram à comemoração junina com suas famílias. A animação ficou por conta dos grupos Mafuá, Nova Vida do Sesc, as quadrilhas do Recriarte e a dos próprios catadores, que com muita vibração marcaram os passos do xaxado, xote e baião. “É muito visível a felicidade nesse momento de confraternização. É uma prova de que para se divertir não precisamos de bebidas alcoólicas. A alegria vem de dentro, sem precisarmos de coisas que comprometam nossa saúde”, declara a presidente da Care, Vaneide Ribeiro.
Para a componente do grupo Recriarte, Jucimara Damásio, que se caracterizou pela primeira vez de matuta, a satisfação é imensa. “O vestido é muito lindo, essa é a primeira vez que me visto assim e danço quadrilha. Minha mãe está toda feliz”, conta feliz.
O som nordestino que marcou o passo das manifestações culturais foi entoado por Jailton do Acordeon, que disse se sentir lisonjeado em tocar para um grupo que precisa e merece todo o apoio da sociedade. “É muito bom ver as empresas privadas e públicas engajadas em projetos como esses, que visam inserir esses indivíduos na sociedade. Está de parabéns a Emsurb pelo trabalho”, relata.
Auto-estima
Esteve presente também na confraternização a procuradora geral do Ministério Público, Cristina Mendonça, que ressaltou a importância desse tipo de evento. “Resgatar a auto-estima desses cidadãos é o nosso objetivo, que vem se concretizando não só na geração de renda, mas também em confraternizações como estas, que possibilita o lazer e a interação entre eles mesmos e as autoridades”, conta.
A cooperada Ceiça Santana, que nunca havia participado de um almoço de confraternização, comenta o sobre o evento. “Estou me sentindo muito feliz, eu nem vinha para essa festa. Minha filha que veio dançar quadrilha e insistiu para que eu aparecesse por aqui. Aí decidi comparecer. Está sendo maravilhoso, nunca tinha participado assim de um almoço com tantas pessoas e fora de casa”, coloca.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]