Emsurb inicia mutirão integrado no bairro Santos Dumont
Os serviços do mutirão integrado envolvem varrição, capinação, podação, manutenção de praças, canais e bocas de lobos, pintura de meio fio, roçagem, retirada de entulhos e lixo doméstico em vias públicas.
A estratégia do mutirão visa atender as comunidades de maneira eficiente. De acordo com o presidente da Emsurb, Moacir Santana, a ação integrada entre as gerências da empresa resulta em um trabalho ágil e completo. “Com as gerências de Áreas Verdes e Limpeza Urbana agindo em parceria na mesma localidade e período, o resultado é um trabalho completo e eficiente. Hoje estamos com 160 homens executando serviços que vão desde varrição a recolhimento de entulhos com as máquinas”, comenta.
A moradora Maria Almeida Souza diz que serviços de limpeza e podação são executados com freqüência no conjunto Santos Dumont, mas ela aprovou a ação integrada que presenciou. “Essa iniciativa de fazer esses serviços paralelos faz com que a área fique mais limpa e com as árvores podadas. A praça Ulisses Guimarães mesmo, ficou mais bonita. Muito bacana esse tipo de mutirão”, contou.
Segundo o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes, a ação integrada colabora para um serviço satisfatório. “O fato de estarem todas as equipes engajadas facilita e adianta o serviço. Se a equipe de roçagem detectar um ponto de lixo, no mesmo momento a máquina e a caçamba entram em ação para o recolhimento. É uma ação integrada para facilitar o serviço e deixar a comunidade satisfeita”, fala.
Mas todo o esforço das equipes de mutirão de limpeza integrado, só surtirá efeito se a comunidade colaborar com a manutenção. O morador Geraldo dos Santos conta a realidade do seu conjunto. “Limpeza sempre é feita aqui, mas os moradores não colaboram, jogam lixo, colocam os carros em cima do gramado da praça”, revela.
O coordenador de Aterro e Balanço, Reinaldo Souza, comenta sobre a importância da comunidade na manutenção da limpeza. “Ações de limpeza são executadas com freqüência, mas não adianta somente a Emsurb trabalhar. Os moradores precisam cuidar das ruas também, não depositando lixo doméstico e entulhos em vias públicas. Hoje mesmo, já recolhemos até um sofá em um terreno”, coloca.
As árvores situadas nas praças e em vias públicas estão sendo podadas. De acordo com o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney Maia, as podas estão sendo feitas por técnicos capacitados para a ação. “Estamos com as equipes de podação que são preparadas para isso. Estes agentes possuem a devida técnica. Para esse tipo de ação, é necessário ter o conhecimento específico, pois pode causar a morte da árvore, que é um patrimônio público”, explica.
A ação de recolhimento de lixo doméstico e entulhos também está acontecendo durante a ação integrada. Só nesta manhã, uma caçamba de 6 m³ saiu repleta de material que foi lançado em via pública. O coordenador de manutenção de Vias Públicas, Everaldo Ferreira, alerta a comunidade sobre os males que o depósito de lixo inadequado pode causar. “A comunidade insiste em jogar lixo nas vias públicas. Isso só faz mal à própria vizinhança, pois proliferam ratos, insetos peçonhentos e doenças. Mesmo tendo a coleta domiciliar, a população insiste em jogar o lixo de maneira desordenada”, diz. O mutirão integrado no conjunto segue até o dia 19 deste mês, seguindo para o bairro América.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]