[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Antes mesmo das espirradeiras, os cajueiros e as casuarinas, que ornamentam a avenida Beira Mar, começarem a dificultar a visualização do sinais de trânsito, os funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizam o trabalho de podação.
Em avenidas de grande movimento como esta, o fiscal sempre orienta os agentes para sinalizar o local com cones, posicionados a 30 metros do caminhão que faz a coleta dos galhos.
Um dos cuidados observados é com o corte da planta. Os funcionários da Emsurb são treinados para realizar este tipo de trabalho com segurança, já que além de utilizarem equipamentos de proteção adequados, como luvas, capacetes, coletes luminosos e cinto de segurança, recebem treinamento através de cursos e palestras, assim como a preocupação de não prejudicar o desenvolvimento da planta. “Muitas pessoas cortam as árvores sem ter o conhecimento necessário para isso. É comum encontrarmos árvores que foram vítimas da chamada ‘poda brusca’, onde retiram todos os galhos da planta, deixando-a com um aspecto muito feio”, diz Valtênio Rodrigues, coordenador de podação da Emsurb.
Foi o que aconteceu com a árvore localizada na porta de Maria Zélia da Silva, que mora há mais de 30 anos na avenida Pedro Calazans. “Um rapaz cortou a árvore e ela estava tão feia que pensei que fosse morrer, mas o pessoal da prefeitura vem cuidando direitinho dela, deixando bonita novamente”, afirma Maria Zélia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.