[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante este período de inverno, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estruturou equipes de ações emergenciais e preventivas para atender ocorrências provocadas por chuvas e ventos mais intensos. Deslizamentos de terra, tombamento de árvores e obstrução de canais e alagamentos são situações que podem desencadear intervenções da Prefeitura de Aracaju em seus níveis de atuação.

Para atender imprevistos, equipes de limpeza urbana, de canais e limpeza geral estão escaladas em plantões, mas de acordo com o gerente de Limpeza Urbana, José Roberto Gomes, há outras equipes que realizam um trabalho de prevenção. “Temos equipes preparadas para atender ações emergenciais em canais e nas ruas, mas temos equipes de prevenção também. Os agentes vistoriam pontos de risco com o intuito de prevenir deslizamentos ou alagamentos através de serviços de limpeza. Estamos visitando pontos em que geralmente os bueiros ficam obstruídos, morros onde ocorrem deslizamentos de terra e canais que alagam. Desde segunda-feira, por exemplo, uma equipe está trabalhando no canal da avenida Josino J. de Almeida, mais conhecida como Canal 5, que devido ao lixo que a comunidade deposita nas imediações e dentro do canal acaba obstruindo o curso da água, causando alagamento, o que afeta o fluxo normal dos veículos que circulam na avenida”, esclarece.

A Gerência de Áreas Verdes também vem executando vistorias a fim de prevenir o tombamento de galhos de árvores. Segundo o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney Maia, as árvores de grande porte situadas em avenidas, praças e canteiros estão sendo monitoradas para evitar acidentes. “Estamos preparados para receber pedidos emergenciais, mas equipes estão trabalhando na execução de um trabalho preventivo em árvores de praças, canteiros e avenidas, retirando os galhos que representam perigo, tudo isso para impedir quedas inesperadas de árvores e galhos, que podem trazer conseqüências sérias para os moradores”, explica.

As solicitações da população são de suma importância não só após a ocorrência, os populares também devem contribuir com a Emsurb para um trabalho preventivo. “Prevenir é sempre melhor do que remediar; se o cidadão está percebendo que o galho da árvore está cedendo, ele deve entrar em contato com a Emsurb para que possamos intervir e evitar um acidente”, alerta Francisco Ney.

Para um contato com a Emsurb, basta ao cidadão acionar o serviço através do telefone 0800-284-1300 durante a semana. Aos sábados, domingos e feriados, o contato de ser através dos números (79) 3179-1685 / 3259-9472.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.