[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O trabalho da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – desenvolvido durante as quatro noites do Pré-Caju passou por uma avaliação pela direção da empresa.
As duas frentes de atuação receberam elogios do presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, que reconheceu o esforço de todos os que trabalharam durante a festa. “Fiquei bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido pelos servidores da Emsurb no Pré-caju. As equipes de fiscalização tiveram uma atuação impecável, tanto na orientação e disciplina do ordenamento das barracas, quanto na verificação de autorização para comercializar”, disse.
“No aspecto da limpeza, foi com grande satisfação que pude perceber que o trabalho foi reconhecido pelas pessoas e pela imprensa, que destacou a coleta de lixo nas manhãs seguintes à festa realizada de forma rápida e eficiente. Assim, fico tranqüilo porque cumprimos uma exigência do prefeito Marcelo Déda de mantermos a qualidade dos serviços prestados à população”.
Desde a manhã da quinta-feira, 24, a fiscalização ao comércio na área do Pré-caju estava nas ruas para ordenar a montagem das barracas – evitando a aglomeração ou que obstruam entradas de garagem ou saídas de emergência – e conferir a autorização dos vendedores.
No total, cem fiscais trabalharam nas quatro noites do Pré-caju, divididos em equipes com atribuições distintas. Sete equipes ficaram responsáveis pela fiscalização aos comerciantes, 18 fiscais ficaram responsáveis pelas áreas de entrada e saída do percurso e outros 44 estavam encarregados da fiscalização ao comércio nas ruas transversais à Beira Mar. Por fim, seis fiscais ficaram monitorando as áreas de mangue para impedir que sejam usadas como depósito de lixo ou como moradia, evitando a degradação do local. Como equipe de apoio, a Emsurb ainda contou com quatro fiscais de prontidão para qualquer emergência.
Segundo o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Luís Fernando Barreto, não foi registrado nenhum incidente relevante durante o período de festa. “Não tivemos maiores problemas para atuar, todas as equipes trabalharam de forma pacífica mas com rigor nos excessos; foi tranqüilo o nosso trabalho, sem registros de incidentes”, avalia.

Limpeza
Na outra frente de trabalho, que cuidou da limpeza, a Emsurb trabalhou com aproximadamente 260 pessoas, divididas em 18 equipes. A gerente de Limpeza Pública da Emsurb, a engenheira Lígia Gomes, explicou que as equipes de limpeza realizaram nestes quatro dias de festa uma limpeza geral de toda a área no entorno do percurso dos blocos. “Dividimos em 18 equipes com 13 pessoas em cada uma delas, que entre as 6 horas e as 9 horas faziam a varrição, coleta e lavagem com detergente”, explica. Nesta ação, os funcionários da Emsurb contaram com o apoio de quatro caminhões coletores e dois caminhões-pipa. Segundo a engenheira, foram coletadas 50 toneladas de lixo nos quatro dias do Pré-caju, cerca de 20% a mais que no ano passado.
Mas o que chamou a atenção de todos foi o Bloco da Limpeza, que fez a varrição e coleta do lixo no corredor da folia e também animou os foliões por onde passava com uma bandinha de frevo. “No Bloco da Limpeza colocamos cerca de 100 servidores da Emsurb, um caminhão coletor, dois caminhões-pipa e um caminhão com carroceria para dar apoio à equipe”. Para a gerente de Limpeza Pública, mais do que um simples trabalho de varrição, o bloco se transformou em um momento de confraternização e diversão entre os garis e funcionários, que tiveram também a oportunidade de dançar e desfilar no corredor da folia.
Para Osvaldo Nascimento, os resultados apresentados ao final da festa demonstram que o trabalho desenvolvido pela administração do prefeito Marcelo Déda tem seguido o caminho certo. “Num plano geral, a participação da Prefeitura de Aracaju tem uma conotação muito boa, pois o trabalho da prefeitura foi fundamental à realização do evento”, acrescenta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.