[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) marcou presença no lançamento do projeto da Unimed Sergipe, “Mangue Limpo”, que aconteceu ontem, terça-feira, no Iate Clube de Aracaju. O intuito da campanha é mobilizar toda a comunidade sergipana para a preservação ambiental dos manguezais, através de representações de instituições públicas e privadas.

Também estiveram presentes no evento representantes da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Marinha, Pelotão Ambiental, Secretarias da Educação e Saúde. De acordo com Célia Bastos, da Assessoria Técnica da Emsurb, a Prefeitura Municipal tem todo o interesse de estar envolvida em projetos que visam manter o equilíbrio ambiental. “A Emsurb tem todo o interesse e disponibilidade de estar envolvida em projetos desse tipo, pois compreendemos que essa ação não deve partir apenas do poder público, mas todas as esferas devem se unir a favor de proteger o meio ambiente que garante a qualidade de vida da população aracajuana. Essa luta é de todos”, diz.

Quarenta empresas, entre públicas e privadas, estão engajadas na campanha. Para o diretor de Negócios da Unimed, Lúcio Prado Dias, a integração das esferas são de suma importância para o sucesso do projeto. “Esse projeto de gestão ambiental visa manter o bem-estar da sociedade e as parcerias são importantíssimas para que possamos cumprir nossa responsabilidade social”, coloca.

Segundo o diretor presidente da Adema, Genival Nunes, a responsabilidade para com o meio ambiente é de todos, e as empresas privadas devem estar cada vez mais envolvidas. “Inserir as questões ambientais nas prioridades de todas as empresas é imprescindível para o equilíbrio ambiental, todas as empresas, sejam privadas ou públicas devem estar engajadas”, comenta.

Limpeza nos mangues

A Emsurb cumpre uma programação de limpeza para manter a conservação dos manguezais da capital. “A Emsurb já segue uma rotina de limpeza nos mangues de Aracaju, para retirar lixo e entulhos que as próprias comunidades depositam e os que também são trazidos pela maré. Projetos como estes trabalham com a conscientização das comunidades, que com certeza garantirão a vida desse ecossistema repleto de biodiversidades”, relata Célia.

Para executar o serviço de limpeza, os agentes adentram no mangue para fazer a catação do material com vassouras de aço e luvas de proteção, assim como botas de cano longo e máscaras, pois a estrutura das árvores – com vegetação densa, raízes altas e terreno pantanoso – impede a execução com pás, enxadas, carrinhos de mão ou máquinas.

Além da limpeza nos mangues com agentes, ao realizar a limpeza de canais, a Emsurb vem utilizando a técnica de Sistema de Barragem Móvel, que contribui para a conservação do maior ecossistema que caracteriza a capital sergipana: o manguezal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.