[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Pensar globalmente, agir localmente”. Mais de 39 crianças do Recriarte saíram às ruas do bairro Santa Maria e conjunto Padre Pedro, com cartazes, ao som de pífanos e muita disposição, para a I Caminhada Ecológica promovida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Ministério Público. O intuito da mobilização foi alertar a comunidade sobre o descarte indevido do lixo, assim como a importância da reciclagem para o meio ambiente e a inclusão social.

O Recriarte é uma extensão da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), para as crianças e adolescentes que residem em torno do aterro sanitário. De acordo com o economista Aragão Brito, do Programa Defesa Comunitária, do Ministério Público, a caminhada teve como objetivo agregar a juventude da comunidade. “Acreditamos na força transformadora das novas gerações, não só para uma sociedade mais consciente ecologicamente no futuro, mas para a mudança da atual geração, por meio dessas crianças e adolescentes. Elas estão exercendo e promovendo cidadania ao sair às ruas de suas comunidades, alertando toda a vizinhança sobre as conseqüências que o lixo depositado indevidamente pode causar, como enchentes e doenças”, afirmou.

Com uma muda nas mãos em todo percurso da caminhada, o estudante Alexandre da Silva revela sua consciência ecológica. “Estou participando dessa caminhada para mostrar aos meus vizinhos a importância de preservar o verde e evitar o acúmulo do lixo nas nossas ruas, que pode causar doenças para nós mesmos”, disse.

Segundo a presidente da Care, Vaneide Ribeiro, a mobilização da caminhada para conscientizar as comunidades dos bairros Santa Maria e Padre Pedro é de suma importância para promover a consciência sobre os malefícios que o acúmulo de lixo indevido pode causar. “Temos muitos catadores aqui. No final do dia, eles fazem a separação do lixo, deixando os restos nas calçadas de suas residências e até nas vias públicas, o que acaba atraindo roedores, prejudicando a saúde da comunidade. Sem contar que, quando chove, as ruas ficam alagadas, causando muitos transtornos para eles mesmos. Essa caminhada envolvendo a juventude é muito importante para levar a consciência para suas vizinhanças”, avalia.

A assessora técnica da Emsurb, Célia Bastos, fala sobre a importância das empresas estarem engajadas em ações como essas. “As empresas e órgãos públicos precisam compreender a necessidade de estarem engajados em ações de preservação ambiental como estas. A responsabilidade social no século 21 é um dos quesitos que revelam a preocupação da instituição com o bem estar da comunidade e dos seus clientes. A Emsurb compreende isso e apóia ações desse tipo, que só vêm a acrescentar”, aponta.

Coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva vem sendo desenvolvida desde 2001 na cidade de Aracaju, em parceria com a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), que conta atualmente com 36 cooperados. A iniciativa promove a preservação do meio ambiente e a geração de renda para os cooperados – sendo eles ex-catadores de lixo.

Para efetivação da coleta seletiva, o morador separa previamente o lixo seco do úmido, sendo este último entregue à coleta regular. O lixo seco é transportado para a Care, onde é separado, enfardado e comercializado pelos cooperados. Atualmente, a coleta acontece em 24 localidades.

Itinerário da Coleta Seletiva
– Conjunto Bela Vista e bairro Cirurgia, segundas-feiras, às 7 horas;
– Conjunto Beira Mar I e II, segundas-feiras, às 10 horas;
– Conjunto Médice e Jardim Baiano, segundas-feiras, às 13 horas;
– Bairro Getúlio Vargas, segundas-feiras, às 14 horas;
– Hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria, segundas-feiras, às 15 horas;
– Órgãos públicos, terças-feiras, às 7 horas;
– Bairro 13 de Julho, terças-feiras, às 14 horas;
– Conjunto Inácio Barbosa e bairro São José, quartas-feiras, às 7 horas;
– Bairro Jardim Esperança, quartas-feiras, às 10 horas;
– Loteamento Parque dos Coqueiros/Beira Rio e residenciais dos bairros Aeroporto e Aruana – PAR, quartas-feiras às 14 horas;
– Secretaria do Estado da Fazenda, quintas-feiras, às 8 horas;
– Casas de materiais de construção, quintas-feiras, às 14 horas;
– Conjunto J. K./Sol Nascente e Santa Lúcia, quintas-feiras, às 7 horas;
– Bairro Jardins, quintas-feiras, às 7 horas;
– Bairro Grageru, quintas-feiras, às 14 horas;
– Hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria, quintas-feiras, às 15 horas;
– Bairro Siqueira Campos, sábados, às 8 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.