Emsetur: reunião apresenta plano de marketing para setor de bares e restaurantes
A sala de reunião do Hotel da Costa ficou lotada com representantes de 20 bares e restaurantes e membros da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). O encontro aconteceu na noite do dia 29 e o principal objetivo foi discutir o Plano de Marketing Destino Sergipe para a baixa estação e o verão em Sergipe.
O Plano tem como objetivo tornar o Estado mais conhecido pelo turista, aumentar o fluxo de visitantes e qualificar os profissionais da área. As principais ações de propaganda foram mostradas pelo presidente da Emsetur, José Roberto Lima, que ressaltou a importância da participação do setor na construção conjunta de ações para o turismo.
"A quantidade de representantes presentes demonstrou o interesse. Nós, enquanto Governo, temos obrigação de mostrar e discutir os projetos. Esse diálogo é importante. Primeiro porque legitima as políticas públicas e segundo porque não se constrói política pública se não houver respaldo dos setores", afirmou.
Dentre as ações discutidas, foi colocada a possibilidade de se trabalhar um festival gastronômico para atrair turistas, colocando pratos e elementos da culinária sergipana nos cardápios dos estabelecimentos. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Álvaro Egerland, informou sobre exemplos bem sucedidos de festivais gastronômicos em estados como Pernambuco e Minas Gerais.
Egerland também se disse satisfeito com o resultado da reunião. "Não só a Abrasel, mas todos os bares e restaurantes devem possuir o desejo que se melhore os estabelecimentos. Estamos vivendo uma época inédita no turismo sergipano. Otimismo é uma palavra que define esse momento. Há a confiança de ver que existe vontade do Governo do Estado".
Também foi colocado pelos participantes que uma das dificuldades para alavancar o turismo está relacionada à mão-de-obra. "Hoje uma das nossas maiores dificuldade é mão-de-obra qualificada. Espero que essas idéias apresentadas sejam colocadas em prática", disse o proprietário de restaurante Hamilton Santana.
O proprietário de bar Carlito Melo Filho apontou a união do setor como solução para as barreiras. "É preciso se unir para que todos avancem. As discussões são importantes porque são de interesse mútuo. O maior desafio é fazer com que o próprio funcionário conheça o que Sergipe tem de bom".
Plano de Marketing Destino Sergipe
Para suprir a necessidade de informação e qualificação da mão de obra, uma das iniciativas do Plano de Marketing destino Sergipe é a promoção oficinas de capacitação para garçons e funcionários dos estabelecimentos. Nestas, serão ensinadas, no primeiro módulo, técnicas para aprimorar o atendimento. No segundo, os participantes vão aprender mais sobre os roteiros turísticos do estado para poder informar melhor o turista. Para estimular os profissionais a participarem das oficinas, eles ganharão uma espécie de selo que dará descontos em hospedagens ou passeios.
As ações publicitárias do Plano de Marketing têm como principais públicos-alvo o próprio sergipano e os turistas de estados vizinhos. "Estamos enfocando para aumentar o número de turistas de lazer. Um bom número dos nossos turistas é de negócios. Durante a semana o número é alto, mas chega o fim de semana esse número cai", informou José Roberto.
Entre as demais ações estão a promoção de atividades para movimentar a Orla de Atalaia e reforçá-la como ponto turístico; a colocação de outdoors estratégicos com belas paisagens de atrativos turísticos como São Cristóvão, Cânions do São Francisco, Abaís e outros; a distribuição de adesivos, panfletos; peças publicitárias para rádio e televisões; um número de telefone 0800 para informações básicas da cidade e colocação de intervenções urbanas para uma publicidade que cause impacto.