[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta quinta-feira, 17, 122 formandos dos cursos de Qualidade no Atendimento ao Turista, Inglês Instrumental, Culinária Regional, Camareira, Garçom e Recepcionista em Meios de Hospedagem, receberam seus certificados de conclusão. Os cursos foram realizados através de uma parceria entre a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em mais uma ação do ‘Programa Sergipe de Braços Abertos’.

Criado em 2008, o projeto tem o objetivo de fomentar o turismo em Sergipe, capacitando e qualificando pessoas para um melhor atendimento aos turistas no Estado. E a julgar pelos números, não restam dúvidas sobre a importância desse trabalho. “Iniciamos em 2008 com um projeto que começou pequenininho, atendendo cerca de 50 pessoas. Hoje, em 2010, já existem mil pessoas sendo capacitadas”, contabiliza José Roberto de Lima, diretor-presidente da Emsetur.

Durante o evento de entrega dos certificados, José Roberto destacou não só o bom momento vivido pelo turismo sergipano – feito com bastante profissionalismo – como também ressaltou a importância do Senac para o sucesso experimentado pelo Programa de capacitação. “Jamais chegaríamos a esse patamar sem a parceria Emsetur/Senac. Esta instituição tem know-how e competência comprovados. É, sem dúvidas a mais competente e capaz para trabalhar com a qualificação de quem deseja trabalhar com o turismo”, completa.

Para Paulo Dourado, diretor regional do Senac, é importante não só atender às necessidades do turista, mas excedê-las. “Quando uma pessoa viaja ela tem expectativas e não podemos decepcioná-los. Além disso, a Copa de 2014, independente de Sergipe ser ou não subsede, vai exigir um aprimoramento de nosso atendimento ao turista. E esse padrão que chega é permanente, vai ficar mesmo depois do fim da Copa”, avalia Dourado.

O diretor regional do Senac garante que esse setor tem recebido atenção e que esses cursos oferecidos pelo Programa garantem a qualidade dos serviços. “É oferecido tudo o que possa fazer com que nossa terra seja valorizada”, diz Dourado. Diego da Costa, diretor de Operações da Emsetur, explica que a formação desses profissionais é só mais uma etapa do processo. “O Sergipe de Braços Abertos já é um programa consolidado com a parceria do Senac/SE e de todo o Trade Turístico sergipano. Estamos felizes em formar mais um grupo de profissionais que atendem, a partir deste momento, o início do desenvolvimento pessoal e profissional ligado ao Turismo de Sergipe”, destaca Diego.

Egressos

E não é só para o turista que o Programa mantém seus braços abertos. Com a oferta de cursos de capacitação, a parceria Emsetur/Senac oferece uma vida melhor para seus alunos. É o caso de Maria Aparecida de Carvalho, formanda em Recepcionista em Meios de Hospedagem, ela acredita que pode mudar de vida. “As aulas foram excelentes e agora vou saber como me expressar e como atender melhor as pessoas. Com certeza vou falar de uma maneira diferente do que faria antes do curso”, revela.

Para Almir da Silva Lessa, funcionário do Hotel da Costa e egresso de Inglês Instrumental, o aperfeiçoamento leva a uma melhoria na vida profissional. “Com esse curso terei muito mais facilidade para me comunicar, tornando meu trabalho mais eficiente. Isso faz com que eu só tenha a crescer na minha profissão”, garante Lessa.

E essa animação é também compartilhada pelo mais novo garçom de Sergipe, Jonathas Diniz Nascimento. “Sempre quis trabalhar nessa área e tenho certeza que esse curso vai ser muito bom pra mim, por isso aproveitei a oportunidade”, afirma. Aliás, oportunidade é o que não falta para Jonathas e seus colegas de curso. Junto com os certificados eles receberam a notícia de que já há procura de bares e restaurantes pelos novos profissionais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.