[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para complementar ainda mais os serviços de cidadania ofertados pelo Governo do Estado por meio do programa ‘Sergipe de Todos’, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetec) participaram da 13ª edição do programa que teve como sede o município de Tobias Barreto, localizado no Agreste Sergipano. Os habitantes da cidade sede do programa e de municípios vizinhos tiveram acesso a informações sobre o turismo sergipano e receberam material da campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante todo o dia mais de 200 pessoas assistiram ao vídeo exibido no estande da Emsetur, montado na Praça da Matriz, onde puderam contemplar as belezas de diversos pontos turísticos do Estado. Os lambe-sujo e caboclinhos, os parafusos, os barcos de fogo de Estância e outras manifestações da cultura sergipana foram também mostradas no vídeo. Atento as imagens que acabara de ver, Gustavo Andrade disse que viu no vídeo várias coisas que não conhecia ainda. “É uma forma de saber mais sobre o meu Estado”, disse ele, que tem 13 anos, mora em Tobias Barreto e nunca visitou outra cidade.

Coordenadora da Emsetur para essa edição do ‘Sergipe de Todos’, a gerente de Divulgação Turística da Empresa, Lourdes Moreira, ressaltou os objetivos da exibição do vídeo. Segundo ela, a importância de promover o contato de pessoas que não tem oportunidade de conhecerem outros lugares com os pontos turísticos do estado é “uma maneira de sensibilizar essas pessoas sobre importância do turismo, como uma das formas de desenvolver a economia, a cultura e a cidadania delas mesmas e do lugar onde vivem, ou seja, da cidade de Tobias Barreto”, afirma ela.

Disque-denúncia

Além da exibição em várias sessões do vídeo ‘Minha Terra é Sergipe’, funcionárias da Emsetur distribuíram panfletos e adesivos da campanha ‘Exploração Sexual não é Brincadeira, É Crime!’, que possui como principal objetivo sensibilizar a população a respeito do disque denúncia estadual 3213-7000. A ligação não requer identificação do denunciante e são aceitas ligações a cobrar.

Fátima do Santos, dona de casa de 47 anos que foi à Praça da Matriz na manhã da última sexta-feira, 23, para solicitar uma segunda via da carteira de identidade, teve a oportunidade de receber o folder e adesivo da campanha além de informações sobre como proceder ao identificar um caso de abuso ou exploração de criança ou adolescente.

“Embora não seja uma prática muito comum aqui na cidade, é sempre importante agente ter como denunciar uma gravidade como essa”, ressaltou a dona de casa, ao afirmar já ter tido conhecimento da prática desse crime, que “por falta de informação acabei não fazendo nada”, completou ela.

Parceria

Outra das ações da Emsetur durante o ‘Sergipe de Todos’ foi a parceria com a secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para a realização da Gincana Socioambiental e cultural. Uma iniciativa que contou ainda com a parceria da Oi, da secretaria de Estado da Educação (Seed), da secretaria de Educação de Tobias Barreto e do projeto de comunicação e cidadania Mídia Jovem, da Secretaria de Estado da Comunicação Social.

“Quem chegar ao município não pode deixar de visitar a casa onde Tobias Barreto nasceu, o Memorial a Tobias Barreto, a Serra da Canine, o Cruzeiro do Século, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, as lojas de bordados e confecções”. O convite foi feito pelo aluno da Escola Municipal Nicodemos Correia Falcão, Thiago Rodrigues, por meio de um fanzine confeccionado como uma das tarefas da Gincana, e apresenta alguns pontos turísticos da cidade de Tobias Barreto. Como prova de criatividade os alunos apresentaram a história do município relacionando-a com o turismo através da poesia popular, outra atividade da Gincana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.