[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE) estiveram em reunião na terça-feira, 26 de junho, para assinatura do contrato de elaboração de um plano de atuação com a empresa de consultoria que ganhou a licitação da Emsetur e do Ministério do Turismo (Mtur), em Sergipe, e que fará um diagnóstico completo das necessidades turísticas existentes, além de realizar uma capacitação para os 30 municípios que formam os Polos Costa dos Coqueirais e do Velho Chico.

Os projetos da empresa de consultoria foram tratados em reunião entre o secretário-adjunto do Turismo do Estado, José Roberto e toda a equipe do Prodetur/SE, com a professora Graceadodato Maia, coordenadora geral do projeto e com a engenheira civil, Ana Alicia de Castro, representantes da empresa de Pesquisa Diagnóstica para a Intensificação de Qualificação Profissional e Empresarial dos Polos dos Coqueirais e do Velho Chico. Durante a reunião, já ficou estabelecido o trabalho de atuação da consultoria que fará um diagnóstico minucioso para identificar os problemas de capacitação profissional existentes nestes polos. “Nosso objetivo é identificar os principais problemas na área de capacitação profissional nos municípios dos Polos, Costa dos Coqueirais e Velho Chico, base para a execução com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de um amplo programa de capacitação em todos os municípios no valor de R$ 2 milhões durante os próximos quatro anos”, disse José Roberto, revelando que o trabalho da consultoria também faz parte da etapa de uma das metas estabelecidas pelo BID. “Estamos cada vez mais próximos do nosso objetivo na liberação deste recurso. O nosso estágio atual é de execução das metas e adequações dos projetos apresentados para o financiamento”, explicou o secretário adjunto.

O empréstimo pleiteado pela Setur/Emsetur, a serem investidos nos polos dos Coqueirais e do Velho Chico, serão destinados ao desenvolvimento do turismo destas regiões. A empresa cearense, que ganhou a licitação já e possui gabarito no mercado, já realizou projetos nos estados do Piauí, Pará, Bahia, Alagoas e Ceará. A previsão é que a consultoria termine em seis meses e depois disto seja elaborado um programa de qualificação e capacitação profissional e empresarial com todo o trade turístico dos 30 municípios que formam estes polos. “Passaremos questionários, faremos visitas técnicas e oficinas. Com certeza, até o final do ano teremos todo o trabalho concluído”, conta a coordenadora geral da consultoria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.