Emdagro leva informações sobre PAA Laranja a 70 agricultores de Boquim
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Boquim, o Conselho Municipal de Agricultura e cooperativas, reuniu aproximadamente 70 agricultores familiares na sede do Centro Social do Povoado Mangue Grande, em Boquim, na última quinta-feira, 13. A pauta da reunião girou em torno do Programa de Aquisição de Alimentos – Laranja Formação de Estoque (PAA Laranja), no Programa Minha Casa Minha Vida Rural e informações sobre Declaração de Aptidão do Produtor (DAP).
A reunião surgiu da necessidade de levar aos agricultores familiares, sobretudo aqueles inseridos nas Chamadas Públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), informações pertinentes sobre o PAA Laranja, cujo lançamento ocorreu no último dia 28 de novembro, pelo vice-governador, Jackson Barreto, na presença de mais de 450 agricultores, deputados, secretários de Estado e autoridades. Na oportunidade foi anunciado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) um investimento na ordem de R$ 6 milhões na aquisição da laranja, beneficiando assim mais de 1500 famílias.
Nessa nova modalidade de formação de estoque do PAA Laranja, os técnicos explicaram os principais aspectos referentes a preço, a qualidade do produto, a elaboração de novos projetos para o próximo ano e as novas adesões ao programa. “Os agricultores presentes nessa reunião estão cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), através do Programa de Aquisição de Alimentos, e 90% deles estão presentes nas Chamadas Públicas do MDA”, explicou o Técnico a Emdagro, Joetônio Ferreira Neves.
O secretário municipal de Agricultura de Boquim, Jadson Costa Santos, fez questão de destacar a importância do PAA Laranja para a economia local e aproveitou para trazer novidades quanto à comercialização dos produtos excedentes. “Hoje, antes de virmos para cá, estávamos reunidos com o pessoal da Sumo (Indústria de Suco Sumo Industrial) onde conseguimos articular a aquisição de todo o excedente da produção de laranja a um preço de R$10,00 a mais a tonelada do que vinha sendo comercializado anteriormente”.
Jadson lembrou também que, quando esteve participando da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, ocorrida no período de 21 a 24 de novembro, no Rio de Janeiro, tendo agricultores e cooperados exposto os principais produtos de Sergipe, dentre eles o suco de laranja em material Tetraplac, o que chamou a atenção de representantes do Governo do Pará. “Eles gostaram tanto da qualidade de nosso suco que se interessaram quem adquiri-lo para ofertarem às escolas daquele Estado”, disse, acrescentando que, além do Pará, outros dois Estados, como Alagoas e Pernambuco, também manifestaram interesse adquirir os produtos sergipanos.
- Emdagro leva informações sobre PAA Laranja a 70 agricultores de Boquim –