Emdagro intensifica ações preventivas contra fungo da laranja
Doença causada pelo fungo Guignardia citricarpa, que afeta todas as variedades de laranjas doces, limões verdadeiros, tangerinas e híbridos, a Pinta Preta dos citros tem sido alvo de preocupação e de ações preventivas desenvolvidas pelos técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
Essa preocupação deve-se ao fato da doença já se encontrar disseminada no estado da Bahia. A situação foi verificada in loco, quando técnicos da Emdagro, das áreas da Defesa Vegetal, Assistência Técnica e Pesquisa, visitaram, neste mês, a convite da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, as áreas afetadas pela doença, e constataram a disseminação da doença em vários municípios do Recôncavo Baiano, concluindo que a doença já estava estabelecida na região há alguns anos.
Segundo o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, o fato da defesa vegetal, pesquisa, assistência técnica e extensão rural estarem juntas em uma única empresa, permitiu o desenvolvimento de um trabalho realizado de forma integrada ao longo dos anos, e que tem mantido afastado de Sergipe, pragas e doenças encontradas em vários outros estados. “Mas devemos ficar alertas”, enfatizou o agrônomo, que informou que, frutos suspeitos de possuir a doença foram apreendidos pela Fiscalização da Emdagro, na divisa de Tobias Barreto e os técnicos da pesquisa estão realizando testes para confirmar ou não a doença.
O presidente enfatiza a importância dos citricultores estarem atentos, não comprarem mudas de procedência duvidosa, lembrando que uma doença como essa pode trazer prejuízos incalculáveis para o estado.
Jefferson informou ainda que a Emdagro, desde 2007, desenvolve um trabalho de prevenção, onde anualmente realiza levantamentos fitossanitários nas propriedades agrícolas, monitoramento fitossanitário de rotina e monitoramento em propriedades de risco. Entre o final de 2011 e junho de 2012 a empresa totalizou 936 visitas a pomares citrícolas, entendendo que a presença dos técnicos nos pomares é importante para um possível diagnóstico rápido e preciso para que se possa definir estratégias de erradicação de foco. Nesta visita dos técnicos as propriedades, além da inspeção nas plantas cítricas, são distribuídos material educativo com fotos e recomendações ao produtor.
Objetivando proteger os pomares citrícolas de Sergipe, a Emdagro continua intensificando suas ações de prevenção em toda região citrícola direcionadas para a divulgação de informações acerca da Pinta Preta; sensibilização junto aos governantes, técnicos e produtores dos prejuízos causados pela Pinta Preta dos citros (Guignardia citricarpa), através de seminários, palestras, reuniões; envolvimento das lideranças dos municípios citrícolas para compartilhar as responsabilidades; elaboração de estratégia de manejo e prevenção (Plano de Contingência); intensificar a fiscalização nos postos fixos, principalmente nas barreiras dos municípios de Cristinápolis, Tobias Barreto e Indiaroba, como também a fiscalização móvel nas beneficiadoras; e continuação do trabalho de prevenção nas propriedades citrícolas.
- Emdagro intensifica ações preventivas contra fungo da laranja – Fotos: Ascom/Emdagro