Emdagro desenvolve atividades voltadas para o Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação, promovido sempre no dia 16 de outubro de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, traz como tema desse ano “Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar e Nutricional”. Em Sergipe, há 80 anos, a extensão rural do Estado organiza e desenvolve a semana da alimentação com uma vasta programação cujas atividades vão desde exposições até palestras sobre o tema, com a finalidade de ajudar na compreensão de problemas e soluções vivenciadas atualmente em termos da relação alimento/sustentabilidade.
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), junto com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, instituição formada por entidades da sociedade civil e órgãos governamentais, em parcerias com diversas outras entidades e instituições, está promovendo para amanhã, 16, a Semana da Alimentação com atividades que acontecerão tanto na capital como nos municípios do interior. Pela programação, nos municípios do interior do Estado, serão realizados seminários, exposições, encontros, feiras da agricultura e palestras que serão ministradas pelos extensionistas da Emdagro em comunidades rurais e urbanas, em parceria com as prefeituras municipais e entidades da sociedade civil.
Em Aracaju, estão previstas atividades, onde, já no dia 15, a nutricionista da Emdagro e representante da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Angélica Freitas, estará ministrando, às 15 horas, no auditório do Bloco C, da Universidade Tiradentes – Bairro Farolândia – uma palestra sobre os sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar e nutricional, voltados para alunos e professores. Ainda em Aracaju, no dia 16, a empresa estará com um stand na Praça Fausto Cardoso, no centro comercial, quando vai desenvolver atividades ligadas à área de agricultura, sobretudo na produção de alimentos.
Compreende-se como sistema alimentar o processo que abrange desde o acesso a terra, à água e aos meios de produção, as formas de processamento, de abastecimento, de comercialização e de distribuição; a escolha e consumo dos alimentos, incluindo aí as práticas alimentares individuais e coletivas, até a geração e a destinação de resíduos.
Parceiros
Além da Emdagro, outras instituições se farão presentes com exposição em stands, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente que vai abordar questões sobre ‘produção com sustentabilidade’; a Secretaria de Educação, com o tema ‘educação como base para tudo’; a Secretaria de Inclusão Social (Seides), com atividades sobre ‘inclusão e desenvolvimento social como finalidade de todas as nações’; a Secretaria de Direitos Humanos, com o ‘direito a alimentação está incluído na Constituição Federal’; e a Secretaria de Saúde, com a proposta de ‘alimentação saudável, promoção da saúde e prevenção de doenças’.
“Mediante essa parceria, a Semana da Alimentação constitui-se em um amplo conjunto de iniciativas que, ao abrigo da temática estabelecida anualmente pela FAO, propicia informações, formação, manifestações, estudos, debates e encaminhamentos a respeito da Segurança Alimentar e Nutricional e seus fundamentos principais, que são o Direito Humano à Alimentação Adequada e a Soberania Alimentar”, explicou a Nutricionista da Emdagro, Angélica Freitas.
Fome no mundo
Hoje em dia, apesar de todos os avanços alcançados pela humanidade, cerca de 870 milhões de pessoas em todo mundo ainda sofrem de desnutrição crônica. Os modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente ameaçando o ecossistema e a biodiversidade que serão necessários para o abastecimento alimentar no futuro.
“Por isso, que o Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para debatermos essas e outras questões, com o objetivo de ajudar a criar o futuro que queremos, reconhecendo a importância de assegurar o direito humano a alimentação adequada e saudável para todas as pessoas”, ressaltou Angélica Freitas.
- Emdagro desenvolve atividades voltadas para o Dia Mundial da Alimentação – Fotos: Ascom/Emdagro