[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Todas as segundas-feiras, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realiza uma reunião com os assessores das unidades central e regionais e gerentes de programas, para troca de idéias e conhecimentos. As reuniões fazem parte do projeto ‘Gestão do Conhecimento’, que tem o objetivo de proporcionar oportunidades para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, estimulando o enriquecimento de habilidades técnicas, a gestão e as relações interpessoais.

Segundo o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza, a programação foi iniciada neste ano, levando para discussão as redes temáticas instituídas pela Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. São 12 articuladores da Emdagro que estão trabalhando as estratégias para implementação de ações nas áreas de fortalecimento na cadeia do leite; agroindústria; produtos e mercados diferenciados e apoio à comercialização; atividades não agrícolas, que envolvem turismo e artesanato; biodiesel; formação de agentes de ATER (assistência técnica e extensão rural); agroecologia; crédito, seguro, garantia de safra e metodologias participativas de ATER.

"Todos os projetos são voltados para o fortalecimento da agricultura familiar. O papel desses articuladores é promover a integração e a interlocução das principais temáticas, visando uma maior sustentabilidade da propriedade rural", disse Feitoza.

Os responsáveis de cada tema têm a função de articular ações entre os organismos governamentais e não-governamentais, facilitar conhecimento das políticas públicas, além de organizar e disponibilizar conteúdos e propostas tecnológicas em temas ligados à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável. "Os articuladores já estão atuando no campo, junto aos técnicos de campo e agricultores, para melhor adequar cada situação", afirmou o presidente da Emdagro.

Sobre os temas já apresentados na Gestão do Conhecimento, a Assessoria de Planejamento fez uma análise das metas alcançadas pela Empresa em 2007; a Assessoria de Comunicação Social apresentou as ações desenvolvidas no ano passado e o seu planejamento para 2008 e  as seguintes redes temáticas Metodologia Participativa, Formação de agentes de ATER, Políticas Públicas, APL e Apoio à Comercialização; Cadeia Produtiva do Leite, Produtos e Mercados Diferenciados e Agroecologia, foram apresentadas pelos seus articuladores. 

Além disso, o chefe da Unidade Local de Canindé de São Francisco, Renato Corrêa, apresentou o Projeto de Caracterização e Manejo Integrado das sub-bacias hidrográficas dos Riachos da Serra, do Cedro, do Cururu, do Curituba e dos Córregos Crosta e Cachoeirinha.

Para a próxima segunda feira, 31, já estão agendadas as apresentações das Redes Temáticas Atividades Não Agrícolas e Biodiesel.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.