[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Essencial para a vida humana, dos animais e vegetais, a água é responsável pela manutenção das espécies. Hoje, com os olhos do mundo voltados para a questão relacionada à água, acompanhamos organismos ambientais se desdobrarem em defesa do líquido mais precioso do planeta. Tratam a questão através de debates, seminários, cursos e campanhas de todo tipo para mostrar a humanidade que sem água, nada subsiste, nada resiste. A ela, foi dedicada, no período de 21 a 26 de março, uma semana inteira de profunda reflexão, quando da comemoração da Semana Mundial da Água.
 
E nesse contexto, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), através de seus escritórios locais, avaliou de forma positiva as atividades desenvolvidas na semana da água, junto aos agricultores familiares, alunos e professores dos municípios que compõem os oito territórios do Estado ampliando, assim, a discussão sobre o tema ‘Água para a Vida’, definido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e recursos Hídricos (Semarh) para o ano de 2011.
 
Dentre as 62 atividades realizadas em escolas públicas, principalmente da área rural, e em comunidades de pequenos agricultores, foram destaques a importância da economia da água, a preservação dos mananciais, a importância do reflorestamento para a comunidade, distribuição de sementes frutíferas e arbóreas, caminhadas ecológicas, uso da água na agricultura familiar, preservação das fontes de água, água e agroecologia, o uso correto da água nas culturas irrigadas, dentre outros.
 
“Todos os temas nos levam a reflexão da importância da água, por isso, com muitas ideias e criatividade, os nossos técnicos lançaram mão de atividades lúdicas utilizando estratégias marcantes para a sensibilização do público na construção de uma agenda anual de trabalho, que permita à sociedade o pensar contínuo na mudança dos padrões de manuseio e consumo deste bem tão precioso”, diz a articuladora da rede de agroecologia da Emdagro, Eugência Maria Ramos.
 
Eugência lembra que de toda água do planeta, 47% dela é utilizada pela atividade agrícola, 30% é consumida pela população e 23% pela indústria. “Devemos levar em consideração que a água mantém a mesma quantidade se compararmos com o crescimento populacional. Ela não é um recurso renovável, mas a população cresce muito rapidamente, a passos largos”, compara a Articuladora.
 
Para a gestora do escritório local da Emdagro, no município de Ribeirópolis, Heloíza Maria de Jesus, a água é um elemento de importância fundamental para a existência da vida na Terra. “Apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar. Por isso, devemos estar atentos acerca dos cuidados em relação à quantidade de uso, a sua qualidade, as fontes, a sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção”, reforçou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.