Em Sergipe, mobilização contra o vírus H1N1 será no dia 8 de maio
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) agendou para 8 de maio, o dia de mobilização da campanha contra o vírus Influenza A (H1N1). Em nota divulgada na imprensa nacional, o Ministério da Saúde informa que todos os postos de saúde do país abrirão neste sábado, 24. Porém, em acordo com os municípios, Sergipe concentrará os esforços para o dia 8, quando também começa a campanha de imunização do idoso contra a gripe sazonal (comum).
De acordo com Sândala Teles Oliveira, gerente de Imunização da SES, o objetivo é facilitar o acesso da população idosa com doenças crônicas. “Além da vacina contra o H1N1, esse público será imunizado contra o vírus da gripe comum. Então, nossa intenção é garantir que ele receba as duas doses se dirigindo aos postos somente uma vez, pois sabemos que, no caso dos idosos, há uma dificuldade de deslocamento”, explicou a gestora.
Um segundo motivo é o fato de Sergipe ainda estar recebendo os lotes da vacina por parte do Ministério da Saúde. “Conversamos com os gestores municipais e entramos num consenso de não abrir os postos neste sábado, 24, já que eles estarão abertos no dia 8 de maio”, acrescentou Sândala Oliveira. Até lá, a população das faixas etárias indicadas poderá procurar as unidades de saúde, de segunda a sexta, nos horários normais de funcionamento.
Dados
Em Sergipe, já foram vacinadas contra Influenza A (H1N1) 342.451 pessoas, sendo 52.567 delas crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos. O dado representa 95,69% do público infantil alvo da campanha, o que significa que o Estado já atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.
Os demais públicos alvos são: profissionais de saúde (100%), população indígena (90%), gestantes (55,49%), doentes crônicos (30%), adultos na faixa etária de 20 a 29 anos (53,17%), idosos com doenças crônicas e adultos com idade entre 30 e 39 anos. “As etapas destinadas a esses dois últimos grupos ainda irão começar e, aqueles que integram a população das fases anteriores e ainda não foram imunizados, deverão se dirigir aos postos até o último dia da campanha, que é 21 de maio”, finalizou Sândala Oliveira.
- Em Sergipe
- mobilização contra o vírus H1N1 será no dia 8 de maio – Fotos: Wellington Barreto/Saúde