Eleições do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente mobilizam OAB/SE
Embora seja facultativo o voto para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Aracaju, o presidente da Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Henri Clay Andrade, faz questão de depositar seu voto no pleito eleitoral deste domingo, dia 15. Eleitor da área de abrangência do Terceiro Distrito, Henri Clay Andrade, votará às 11 horas, no Colégio Freitas Brandão, localizado à avenida Edésio Vieira de Melo (antiga avenida da Explosão), próximo à Panificação Escola da Fundat.
Para Henri Clay Andrade, os eleitores aracajuanos devem se dirigir às urnas para votar devido a importância do Conselho Tutelar para a implementação das políticas públicas voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes no município de Aracaju. “O Conselho Tutelar é um instrumento de controle social”, conceitua Henri Clay. “É, portanto, fundamental que tenhamos responsabilidade para escolher candidatos conscientes, comprometidos e historicamente engajados com a causa”, ressalta o presidente da OAB/SE.
Neste contexto, a OAB/SE elege o Conselho Tutelar como instrumento prioritário, indispensável para a efetividade do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Diante da problemática da exclusão social e do caos que se instalou no Cenam, a OAB/SE entende que o Conselho Tutelar é órgão prioritário, referência como fomento de políticas públicas eficientes para efetividade do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, observa o presidente da OAB/SE.
Estão aptos a votar todos os eleitores cadastrados pelo TRE, com domicílio eleitoral localizado nas áreas de abrangência dos respectivos distritos. São áreas de abrangência do Primeiro Distrito os bairros Inácio Barbosa, São Conrado, Coroa do Meio, Aeroporto, Farolândia, Atalaia e Santa Maria. O Segundo Distrito abrange os bairros Ponto Novo, América, Novo Paraíso, Capucho, Jabotiana e Siqueira Campos. No Terceiro Distrito estão os bairros Grageru, Salgado Filho, Treze de Julho, Pereira Lobo, Suíssa, Cirurgia, Getúlio Vargas, Centro, São José e Luzia. No Quarto Distrito estão os bairros Porto Dantas, Santo Antônio, 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova e Industrial. E ao Quinto Distrito estão inclusos os bairros Lamarão, José Conrado de Araújo, Jardim Centenário, Soledade, Santos Dumont, Olaria e Bugio.
Mobilização
As eleições vão envolver um exército formado por mais de 160 pessoas, que receberam do TRE todas as instruções e orientações sobre os procedimentos que devem ser adotados para que a eleição do próximo domingo transcorra de forma tranqüila e transparente. Também estão mobilizados equipes da Guarda Municipal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público Estadual. Estas equipes estarão concentradas na Estação Cidadania, localizada em frente à Catedral Metropolitana, no Centro da Cidade, durante todo o processo eleitoral.
A secretária de Assistência Social, Rosária Rabelo, destacou a importância desse processo eleitoral. “Nossa ação depende, muitas vezes, dos Conselhos e é de crucial importância que tenhamos uma eleição tranqüila para que possamos dar continuidade aos nossos trabalhos”, afirmou a secretária. Ela ressaltou ainda que, durante todo o dia do pleito, todas as pessoas que estiverem trabalhando, devem estar atentas para que nada possa atrapalhar o desenrolar da eleição. “Precisamos ter cautela para que tenhamos um processo imparcial e com muita transparência”, completou.
A secretária observa para a necessidade de todos os moradores das áreas de abrangência dos respectivos distritos compareçam aos locais de votação. “O Conselho Tutelar é um grande aliado da Semasc e é preciso que as pessoas que moram nos bairros dos distritos tenham a noção de cidadania e façam sua parte, comparecendo no domingo e exercendo a cidadania através do voto”, disse Rosária.
Para a presidente do CMDCA, Mônica Ferreira, a eleição não poderia ser realizada se não fosse o apoio logístico da Semasc. “É a primeira vez que teremos uma eleição para os cinco distritos de uma vez só e se a Secretaria de Assistência Social e Cidadania não tivesse nos proporcionado o suporte logístico, não teríamos condições de realizá-la”, ressaltou.
Locais de Votação:
Primeiro Distrito
Centro de Referência da Assistência Social Antônio Valença Rollemberg
Avenida Canal 4, – Conjunto Augusto Franco
Centro de Referência da Assistência Social Benjamin Alves de Carvalho
Rua Cel. J.F. de Albuquerque, 2291 – Bairro Coroa do Meio
Unidade Sócio-Educativa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), localizada à rua B4, 18, no Conjunto Governador Valadares, no bairro Santa Maria.
Segundo Distrito
Centro de Referência da Assistência Social do Castelo Branco
Avenida São João Batista, S/N, – Bairro Ponto Novo
Escola Municipal Presidente Vargas
Rua Neópolis, S/N, – Siqueira Campos; e na Escola Municipal Thetis Nunes
Rua Equador, S/N, – Bairro América
Terceiro Distrito
Escola Municipal Freitas Brandão
Rua Porto da Folha, S/N, – Bairro Suissa
Caic da Rua Riachão – Bairro Getúlio Vargas
Quarto Distrito
Centro de Referência da Assistência Social Porto D´Anta
Rua Antônio dos Santos, 468, – Porto D´Anta
Sociedade Eunice Weaver
Avenida Semeão Sobral, S/N, – Bairro Santo Antônio
Quinto Distrito
Centro Especializado da Assistência Social Professor Gonçalo Rollemberg Leite
Rua Alagoas, 2758 – Bairro José Conrado de Araújo (antigo CSU da Rua Alagoas)
Centro de Referência da Assistência Social João Oliveira Sobral
Rua Senhor do Bonfim, S/N, – Bairro Santos Dumont
Escola Municipal Manoel Bonfim, na rua A4, 235 – Conjunto Bugio[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]