Eleição para conselheiros Tutelares de Aracaju será realizada em 29 de maio
A assistente social Rosária Rabêlo, secretária de Assistência Social e Cidadania, traduz a importância deste processo eleitoral. “É um fato extremamente importante para administração municipal porque os Conselhos Tutelares são atores importantíssimos no sistema de garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”, analisa Rosária Rabêlo. “A eleição direta só vem consolidar o processo democrático da gestão do prefeito Marcelo Déda”, complementa a secretária.
Concorrem ao pleito 63 candidatos, que disputarão as 30 vagas disponíveis nos três distritos. É que cada Conselho Tutelar é formado por cinco membros titulares e cinco suplentes, que serão eleitos pelo voto direto da comunidade para um mandato de três anos, permitida apenas uma recondução por igual período.
No primeiro Distrito, de 37 candidatos inscritos, 23 foram classificados; no terceiro, de 40 inscritos, foram classificados 21; e, no quarto Distrito, de 27 inscritos, 19 foram classificados. Os candidatos classificados serão escolhidos diretamente pela comunidade dos bairros que correspondem à área de atuação de cada Conselho Tutelar. Para o Primeiro Distrito, estão aptos a votar os moradores dos bairros Inácio Barbosa, São Conrado, Aeroporto, Farolândia, Coroa do Meio, Atalaia e Santa Maria; para o Terceiro Distrito, moradores dos bairros Luzia, Grageru, Salgado Filho, Treze de Julho, Pereira Lobo, Suissa, Cirurgia, Getúlio Vargas, Centro e São José; e o Quarto Distrito, moradores dos bairros Porto Dantas, Santo Antônio, 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova e Industrial.
Locais de votação
O local de votação referente ao 1º Distrito será o Centro Social Antônio Valença Rollemberg, na avenida Canal 4, s/nº, Augusto Franco, onde serão instaladas 11 urnas. As eleições do 3º Distrito acontecerão no Centro Educacional Freitas Brandão, localizado na avenida Edésio Vieira de Melo, bairro Suissa, com 14 urnas instaladas; e para a escolha dos candidatos ao 4º Distrito, o local de votação será a Sociedade Eunice Wearver de Aracaju, localizada na avenida Simeão Sobral, 1075, Santo Antônio, onde serão instaladas 10 urnas.
O procedimento de votação para o eleitor se dará dentro dos padrões do TRE. Chegando nos locais de votação, o eleitor deve se dirigir à Mesa Receptora, onde apresentará a Carteira de Identidade. Por sua vez, os membros da Mesa Receptora certificarão de que o nome do eleitor consta na relação de votantes, fornecida pela Comissão Eleitoral. Em seguida, o eleitor assinará
a lista de votação, receberá a cédula e se encaminhará para a cabine de votação, onde fará a escolha de cinco candidatos, cujos nomes constam na cédula.
O TRE contabiliza 63.016 eleitores no Primeiro Distrito; 79.960, no Terceiro e 58.651 eleitores no Quarto Distrito. O resultado das eleições deverá ser divulgado no dia 4 de junho. No dia 30 de julho, acontecerá a posse dos conselheiros eleitos do 3º e 4º Distritos e, no dia 12 de novembro, será a posse dos conselheiros eleitos para o 1º Distrito.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]