[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após um ano de dedicação, 17 jovens egressos de medidas protetivas e socioeducativas da Fundação Renascer, ou seja, que cumpriram integralmente as determinações judiciais, vão iniciar uma nova fase da vida após concluírem o curso de Auxiliar Administrativo, através do Adolescente Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os formandos foram os perseverantes de uma turma de 30 do Programa de Egressos (Progressos), dos quais cinco conseguiram emprego formal, optando pelo trabalho. Persistentes como Ronivon Alves, que agora vai em busca de um emprego fixo. “Agradeço muito a oportunidade, pois o que eu aprendi aqui foi um meio de sobrevivência, agora vou atrás dos meus objetivos”, disse.

Para outro concludente, Vander Luiz, o curso ensinou coisas simples, mas valiosas. “Aprendi a ter postura, saber sentar, tirar as gírias do vocabulário, a ter conhecimento, trabalhar em equipe. Foi muito bom mesmo, só tenho a agradecer”, comentou durante a aula da saudade.

Na entrega do certificado provisório, já que o fechamento do curso acontecerá no dia 14, representantes dos órgãos onde os jovens realizaram os estágios, a parte prática do curso, puderam falar sobre o desempenho dos aprendizes. Não faltaram  elogios e muita emoção, mas também conselhos para que eles continuem no caminho do aprendizado.

A assessora de Recursos Humanos da Seplag, Vilma Valois, agradeceu à Fundação Renascer pela parceria. “O desempenho dos cinco adolescentes na secretária foi fantástico, pena não poder continuar com eles. O trabalho foi maravilhoso e um privilégio participar desse processo que colaborou para tornar os jovens verdadeiros cidadãos”, disse emocionada.

Pioneirismo

A formação de uma turma exclusiva no Senac para jovens oriundos de medidas da Fundação Renascer é algo pioneiro, pois não se tem conhecimento de outro semelhante. A diretora-presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes, disse que enquanto Estado foi cumprida a parte do Governo, da Secretaria de Estado da Inclusão (Seides) e da Fundação, agora o próximo passo será buscar o empresariado para absorver a mão de obra qualificada.

“Vivemos tantas dificuldades na Fundação, a sociedade busca apenas as notícias ruins, então é uma alegria imensa saber que uma tarefa como essa foi cumprida. Dos 30 iniciantes, ver 17 concluírem é motivo de orgulho, é a certeza de que esses jovens se reintegraram a sociedade porque estão capacitados profissionalmente e com possibilidade de entrarem no mercado de trabalho e o Senac é parte disso. Todos nós que fazemos a Fundação Renascer vamos continuar acreditando”, declarou.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, fez um agradecimento especial aos adolescentes, por terem acreditado em si mesmos. “Estamos abrindo uma porta para esses jovens porque a gente acredita muito no potencial deles, a gente sabe que eles têm capacidade para encarar o mercado e sabemos que eles não vão mais voltar para a Fundação Renascer. Agora é olhar para frente”, ressaltou a secretária, acrescentando que os concludentes entrarão para o banco de dados da Secretaria do Trabalho onde poderão disputar pelas vagas de emprego existentes.

O diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, afirmou que a experiência iniciada há um ano foi muito válida e será usada para ampliar a própria capacidade da entidade para atender adolescentes como esses. “No sentido de contribuir com o seu potencial construtivo, para que alcancem boas realizações pessoais e profissionais, nessa luta que é de toda a sociedade e que não é fácil para ninguém. Nós oferecemos meios para que eles tenham condições de oportunidades iguais e vençam pelos próprios méritos”, destacou, garantindo que duas novas turmas já estão autorizadas.

Progressos

Para a coordenadora do Progressos da Fundação Renascer, Sheila Lara, foi uma experiência nova e que deu certo pelo empenho de todas as equipes envolvidas. “O Progressos faz o acompanhamento pós cumprimento de medidas há mais de dois anos. Agradeço muito a colaboração do Senac, os parceiros das instituições que acolheram nos estágios como a Seides, Sead, Seplag, Secretaria da Mulher, Junta Comercial, Ministério Público e Assembleia Legislativa”, disse.

Também estiveram presentes a promotora Miriam Tereza Machado, que representou o promotor Geral do MP em Sergipe, Orlando Rochadel. Ela parabenizou as equipes organizadoras da iniciativa e os jovens concludentes e disse acreditar nessa parceria. “Que bom que já estamos dando os primeiros passos”, comentou. E ainda, representantes da Jucese, Iracema Melo, do gabinete da deputada Ana Lúcia na Alese e o presidente do Conselho Estadual da Criança, e do Adolescente, Denival Falcão, além de diretores de unidades da Fundação Renascer.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.